Inscrições para o concurso terão início no dia 5 (segunda-feira). Profissionais com ensino fundamental incompleto podem se candidatar
No interior do Estado de São Paulo, a cerca de 170 km da capital, a cidade de Araras selecionará 20 motoristas de ônibus para trabalhar junto ao Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras (TCA). Do total de vagas abertas, uma é reservada para pessoas portadoras de deficiência.
Requisitos e vencimento
Para participar do processo seletivo os candidatos não precisam ter
ensino fundamental completo, mas necessitam possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D” ou superior e Curso de Transporte Coletivo de Passageiros.
O
salário oferecido pela prefeitura para o cargo é de R$ 1.329 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
Participação
Os interessados em se candidatar no concurso devem se inscrever a partir de 5 de janeiro (segunda-feira) no site do
Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br). As inscrições custam R$ 25 e seguirão até as 22h do dia 5 de fevereiro. O pagamento da taxa pode ser feito até 6 de fevereiro em agências do banco Santander.
Para aqueles que querem participar do certame, mas não têm acesso à internet, a prefeitura oferece os computadores do programa “Acessa SP”. O centro é localizado na praça Barão de Araras, sem número, e fica aberto em dias úteis das 8h às 17h.
Seleção
O processo seletivo será feito a partir de uma prova objetiva e um teste prático. A primeira parte da avaliação será aplicada em 8 de março; os locais e horários de realização só serão divulgados para os candidatos a partir do dia 4 de março.
Com duração de três horas, a prova de múltipla escolha terá 30 questões divididas da seguinte maneira: dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos.
Os 40 melhores colocados nesta primeira etapa serão convocados para o teste prático, que será aplicado em 12 de abril. O exame prático tem caráter eliminatório e serve para aferir a capacidade de adequação funcional e situacional do candidato às exigências e ao desempenho eficiente das atividades.
Atribuições
É responsabilidade do motorista de ônibus, além de dirigir o veículo de transporte coletivo, verificar abastecimento de combustível, água e lubrificante, comunicar ao superior imediato qualquer anomalia no funcionamento dos veículos, respeitar as leis de trânsito e executar tarefas correlatas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.