Bela Vista do Paraíso/PR: concurso com 40 vagas

Edital da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso tem oportunidades para agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Concurso receberá as inscrições até o dia 5 de agosto

Camila Diodato   Publicado em 23/06/2015, às 16h19

Quem possui nível fundamental pode se inscrever no concurso aberto pela Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso, localizada no Estado do Paraná. No total, o órgão vai selecionar 40 profissionais, sendo que pagará salários de R$ 1.014 por mês.

O certame disponibiliza 30 vagas para a carreira de agente comunitário de saúde e dez para agente de combate às endemias. Fora o ensino fundamental, o posto de agente comunitário de saúde exige residência na região.

As inscrições do concurso de Bela Vista do Paraíso serão aceitas até o dia 5 de agosto no site da KLC Concursos (www.klcconcursos.com.br), a banca organizadora. A taxa de inscrição é de R$ 50.  

Todos os participantes do concurso da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso/PR serão submetidos às provas escritas objetivas e ao curso introdutório de formação inicial e continuada.

Com duração máxima de duas horas, as avaliações ocorrerão em 30 de agosto, em locais e horários a serem divulgados oportunamente pelo órgão. Tais exames constarão de 20 perguntas, sendo dez de conhecimentos específicos, três de informática e sete de língua portuguesa.

Atribuições sintéticas dos dois cargos


Desenvolver e executar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente. 

Conteúdo programático – língua portuguesa


Alfabeto da língua portuguesa; ordem alfabética; ordenação de frases; ortografia; divisão silábica e classificação quanto ao número de sílabas; frases:- interrogativa - exclamativa - afirmativa - negativa; classes de palavras; comparação de palavras entre si: sinônimos e antônimos; acentuação gráfica; sinais de pontuação; concordância dos nomes (substantivos) e dos verbos; análise e interpretação de textos.

Sobre Prefeitura Bela Vista do Paraíso

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.