Marinha abre concurso com 230 vagas para Colégio Naval

Diretoria de Ensino da Marinha lançou edital de concurso público com vagas para candidatos do sexo masculino e idade entre 15 e 18 anos. Ofertas são para ingresso no Colégio Naval do órgão.

Yahell Luci Lima   Publicado em 09/04/2015, às 15h14

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) divulgou edital de concurso público com o objetivo de selecionar 230 candidatos, dos quais 46 devem ser negros, para admissão ao Colégio Naval (CN) da Marinha do Brasil, sediado em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
Para participar da seleção é necessário ser do sexo masculino; ter entre 15 e 18 anos de idade até o primeiro dia do mês de janeiro de 2016; ser solteiro; ter concluído o 9º ano do ensino fundamental ou estar em fase de conclusão do curso; e ter autorização do responsável legal para incorporação na Marinha.
As inscrições estarão abertas entre as 8h do dia 27 de abril e o dia 15 de junho pela página oficial da DensM na internet (www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressomarinha.mar.mil.br). Os interessados também poderão se cadastrar pessoalmente em uma das Organizações Responsáveis pela Divulgação (ORDI) da Marinha descritas no edital (disponível nos anexos da matéria). A taxa é de R$ 25.
Prepare-se para os concursos da Marinha
Apostila Concurso Marinha (Agente Administrativo)Apostila para Colégio Naval da MarinhaApostila Concurso Marinha (Fuzileiro)

Processo seletivo

De acordo com o edital do concurso da Marinha, a seleção dos inscritos será realizada em três etapas, com seleção inicial, eventos complementares e curso de formação.
Durante a seleção inicial os candidatos passarão por avaliações objetivas sobre matemática, estudos sociais, ciências e português, além de prova de redação. As datas e horários de aplicação ainda não foram definidos. 
Os exames serão realizados no Distrito Federal e nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Amazonas.
A etapa dos eventos complementares será composta por inspeção de saúde e testes de aptidão física (natação e corrida).
Os aprovados serão convocados para a última fase, na qual passarão pelo período de adaptação, além de serem submetidos a verificação de documentos, avaliação psicológica e, se considerados aptos, serão matriculados no 1º ano do Curso de Preparação de Aspirantes como praça especial, na condição de aluno do Colégio Naval.

Sobre o curso de Preparação de Aspirantes

O curso é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno para o ingresso na Escola Naval (EN). Nele, os estudantes terão matérias do ensino básico em nível médio (Matemática, Português, Inglês, Física, História, Geografia, Química, Biologia e Informática), além do ensino militar-naval.
O edital do concurso da Marinha define que o ciclo escolar será conduzido em regime de internato, e terá a duração de três anos. Neste período o aluno terá direito a alimentação, uniforme, vencimentos (que é de R$ 840, de acordo com a tabela de vencimentos militares) e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.