Durante o curso, aluno tem direito a remuneração, alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Escolas estão nos municípios de Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis
Redação Publicado em 07/02/2013, às 12h11
Estão abertas 2.200 vagas para admissão nas escolas de aprendizes marinheiros, na Marinha do Brasil. O curso de formação será ministrado nas Escolas de Aprendizes Marinheiros, em regime de internato, no período de um ano letivo, em um único período escolar de 48 semanas.
Durante o curso, o aluno terá direito a remuneração (de acordo com a Lei de Remuneração) correspondente à sua graduação; alimentação; uniforme; e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. As escolas estão nos municípios de Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
Após concluir o curso, o aprovado será promovido a marinheiro, podendo ser designado a servir a bordo de navio ou em organização militar em todo o território nacional. Cumprirá, então, um estágio inicial durante um ano. Só os aprovados no estágio estarão plenamente adaptados à carreira naval.
Inscrições e provas
As inscrições no concurso poderão ser feitas, a partir das 8h desta sexta-feira (8), pela internet - nos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br - ou pessoalmente, nas organizações militares da Marinha (confira endereços no edital) O prazo termina em 15 de março e é necessário pagar taxa, no valor de R$ 15.
Para concorrer, o interessado deve ter entre 18 e 22 anos de idade - no primeiro dia do mês de janeiro de 2014; ter concluído o nível fundamental; não ser casado nem ter união estável; ter bons antecedentes criminais; entre outras especificações contidas no edital - que se encontra anexo ao lado.
A seleção será feita por prova escrita objetiva, com questões de matemática, português e ciências; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; e verificação de dados biográficos.
Os endereços de realização das provas podem ser conferidos no edital e as datas de aplicação serão divulgadas no site da instituição a partir de 15 de abril.
O curso começa em 27 de janeiro de 2014.
George Corrêa
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.