Abertas 20 vagas de assistente de compras em Recife/PE

Poderão ser nomeados candidatos com diploma de graduação em qualquer área de nível superior

Leandro Cesaroni   Publicado em 22/05/2013, às 14h39

Em Recife, capital de Pernambuco, a Prefeitura Municipal anunciou que realizará um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 20 assistentes de compras. Os aprovados assinarão contratos de 12 meses para exercerem funções na Gerência Geral de Licitações e Compras (GGLIC).

As principais atribuições do cargo são: auxiliar na produção de subsídios para a fixação de parâmetros econômicos para as licitações da Administração municipal; prestar apoio técnico aos órgãos municipais na preparação dos projetos básicos e termos de referência dos serviços; auxiliar nas atividades relativas à gestão do cadastro de fornecedores da Administração municipal; auxiliar na gestão do cadastro de insumos e preços.

Poderão ser nomeados candidatos com diploma de graduação em qualquer área de nível superior. A remuneração oferecida é de R$ 2.800 e a carga horária é de 40 horas semanais.

O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) está responsável pela organização do concurso e recebe inscrições por meio do site www.upenet.com.br, cobrando uma taxa no valor de R$ 70. Será possível se candidatar até o dia 3 de junho.

A seleção se dará somente através de uma prova objetiva, eliminatória e classificatória, composta por 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre conteúdos de língua portuguesa, informática, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, direito financeiro, licitações e contratos administrativos e direito civil.

O exame terá duração de quatro horas e será aplicado no dia 30 de junho, em horário e locais que serão divulgados, oportunamente, pela comissão de organizadores do concurso.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.