Mateus Leme/MG inscreve para concurso até 7 de junho

A Câmara Municipal de Mateus Leme, no Estado de Minas Gerais, conta com vagas para os cargos de auxiliar de serviços gerais, vigia, auxiliar de contabilidade, auxiliar administrativo e secretário. Os salários iniciais chegam a R$ 2 mil

Renan Abbade   Publicado em 03/06/2016, às 15h14

No Estado de Minas Gerais, a Câmara Municipal de Mateus Leme recebe as inscrições do concurso público que vai preencher seis oportunidades em diversos cargos.

Alfabetizados podem se inscrever para auxiliar de serviços gerais (1), que paga R$ 890,21.

Ensino fundamental completo habilita para a função de vigia (2), com salário de R$ 890,21.

Nível médio é requisito para os postos de auxiliar de contabilidade (1), auxiliar administrativo (1) e secretário (1). As remunerações estão entre R$ 1.057,12 e R$ 2.002,97.

Todos os cargos contam com jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrições no concurso


As participações no concurso da Câmara de Mateus Leme deverão ser garantidas até o dia 7 de junho pelo endereço eletrônico do IdecanInstituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (www.idecan.org.br), organizador do processo seletivo.

Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 45 a R$ 55.

Provas do concurso


O concurso da Câmara de Mateus Leme prevê avaliações objetivas, com duração de três horas, no dia 3 de julho, nos horários das 9h e das 14h30, em locais a serem informados a partir de 27 de junho no site das inscrições.

Haverá, ainda, exames práticos para o cargo de auxiliar de serviços gerais.

Atribuições básicas dos cargos


Auxiliar administrativo – Executar trabalhos de natureza administrativa; cumprir determinações superiores; executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Auxiliar de contabilidade – Auxiliar a assessoria contábil a realizar todos os serviços que lhe são atribuídos; cumprir todas as determinações emanadas de seu superior hierárquico; executar outras tarefas correlatas.

Auxiliar de serviços gerais – Realizar tarefas com noções de limpeza e higiene; determinar destinação do lixo do prédio da Câmara; utilizar produtos apropriados para limpeza em geral; conhecimento, uso e manutenção de ferramentas; varrição de superfícies diversas; conhecimento e uso dos utensílios e trabalho braçal; executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Secretário – Elaborar relatórios, atas, pareceres, correspondências e outros expedientes atinentes ao processo legislativo; executar tarefas administrativas de pessoal, material, finanças, produção e prestação de serviço, classificando e conferindo documentos; realizar levantamentos, análises de dados para pareceres e informações em processos e outros atos relacionados com as atividades administrativas; conferir valores, documentos efetuando anotações, cálculos e registros de acordo com a rotina e procedimentos próprios de sua área de atuação; elaborar ou participar da elaboração de relatórios técnicos; participar na elaboração da proposta orçamentária da unidade; redigir correspondências interna e externa; controle de arquivos, executar serviços de computação e digitação; atender ao público, prestando informações relativas a sua área de atuação; exercer outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Vigia – Exercer a guarda em inspeções noturnas ou diurnas nas dependências da Câmara, evitando roubos, entrada de pessoas estranhas, incêndios ou outras anormalidades, a fim de preservar a integridade física e moral do estabelecimento e do patrimônio; registrar em relógio próprio, com espaçamento de 15 em 15 minutos, sua permanência no local de serviço; cumprir todas as determinações emanadas de seu superior hierárquico; executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

Sobre Prefeitura Mateus Leme

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.