Guarujá inscreve para 150 vagas

As oportunidades são para os cargos de auxiliar de cuidador social e cuidador social.

Redação   Publicado em 28/03/2012, às 10h58

A Prefeitura Municipal do Guarujá, no litoral de São Paulo, realiza concurso público com o intuito de preencher 150 vagas, sendo 36 imediatas e as demais para cadastro reserva.

Há 24 oportunidades de auxiliar de cuidador social, sendo duas destinadas aos portadores de deficiência, e 12 para cuidador social, uma destas também para pessoas com deficiência.

Estão disponíveis também, 84 postos de cadastro reserva para auxiliar de cuidador social e 72 para cuidador social. Vencimentos de R$ 750 e R$ 900, respectivamente. Ambos com jornada de 200 horas mensais. Para o primeiro cargo é necessário ensino fundamental, já para o segundo, nível médio.

O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período.

Como participar – As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 5 de abril (quinta-feira), através do site www.guaruja.sp.gov.br. As taxas são de R$ 20 para auxiliar e R$ 30 para cuidador.

A seleção será feita por exame objetivo, eliminatório e classificatório, contendo 50 questões de conhecimentos específicos, cada uma valendo dois pontos. O candidato que não obter, no mínimo, 50 pontos será desclassificado. O tempo máximo de prova é de 3 horas. Os testes serão realizados no Guarujá na provável data do dia 6 de maio.

Funções de cada cargo – O auxiliar de cuidador social executa atividades de proteção social relacionadas ao recolhimento, e assistência às crianças, adolescentes, famílias, idosos e pessoas com deficiências sob seus cuidados; participa de programas de treinamento; e realiza outras atividades correlatas da área.

O cuidador social executa, sob supervisão técnica, atividades sócio-educativas e administrativas nos programas e nas atividades de Proteção Social Básica e Especial; assessora em atividades específicas da área de atuação; e realiza outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade.

Carolina Pera

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.