Para se candidatar é necessário possuir nível fundamental completo e ter mais de 18 anos. Taxa de R$ 8
Redação Publicado em 07/05/2012, às 14h55
A Marinha do Brasil, através do Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (CIABA), realiza processo seletivo de admissão para o curso de formação de aquaviários.
No total são 50 vagas para a função distribuídas da seguinte maneira: 30% para candidatos aprovados nos exames de seleção; 30% para candidatos indicados por empresas de navegação e outras afins; 30% para Aquaviários que possuírem registro de embarque na Caderneta de Inscrição e Registro (CIR); e 10% para candidatos inativos da Marinha do Brasil, Brasil, oriundo do Corpo de Praças da Armada e do Corpo Auxiliar de Praças, exceto os excluídos a bem da disciplina.
Para se candidatar é necessário possuir nível fundamental completo e ter mais de 18 anos.
O curso tem o término previsto para 6 de dezembro de 2012.
As inscrições devem ser feitas até 18 de maio, para isto o candidato deverá enviar, preferencialmente por SEDEX, os seguintes documentos: comprovante de pagamento da taxa de inscrição; ficha de inscrição; e cópia autenticada do certificado de conclusão do 9° ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental, de documento oficial de identificação válido e com fotografia, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do Título de Eleitor; do Certificado de Reservista ou outro documento que comprove a quitação com o Serviço Militar, comprovante de residência, Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), somente para candidatos aquaviários, folha de identificação do militar constante da Caderneta Registro (CR) e da última folha constante o licenciamento/desligamento do Serviço Ativo da Marinha (SAM), somente para os candidatos oriundos da MB, e carta de indicação da empresa de navegação, para os candidatos indicados por empresas de navegação e outras afins.
Enviar a documentação para:
Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar
Superintendência de Ensino
Processo seletivo para curso CFAQ II-III M 2012
Rodovia Arthur Bernardes, 245 – Pratinha – Belém-PA
CEP. 66.816-900
A taxa é de R$ 8, e deve ser paga, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), nas agências do Banco do Brasil.
O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: exame de conhecimentos (eliminatório e classificatório); avaliação de atestados médicos e exames de saúde (eliminatória); teste de suficiência física (eliminatório); período de adaptação e verificação de documentos (eliminatório); e matrícula.
Carolina Pera
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.