Inscrições provisórias serão abertas em 7 de maio e seguem até 8 de junho. Oportunidade exige formação de nível superior em direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica
Redação Publicado em 23/04/2012, às 14h59
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS) promove concurso com o objetivo de completar 15 vagas, mais outras que venham surgir durante a validade da seleção, para a função de promotor de justiça. Uma das vagas será reservada a pessoas com deficiência.
O salário oferecido é de R$ 17.581,75. O candidato tem que ter formação de nível superior em direito e possuir, no mínimo, três anos de atividade jurídica comprovada, até o final do prazo de inscrição definitiva.
As inscrições provisórias serão abertas no dia 7 de maio e seguirão até às 20h de 8 de junho, por meio do site www.mp.rs.gov.br/concursos. A taxa é de R$ 206,01.
O concurso
A seleção contará com três fases, sendo preliminar, intermediária e final.
A primeira é composta pela prova preambular, marcada para 29 de julho, com 70 questões de conhecimento jurídico e 30 de língua portuguesa.
Em seguida, vem a fase intermediária, com provas discursivas, divididas em quatro grupos, com abordagem sobre direito constitucional, administrativo, municipal, eleitoral, financeiro, tributário, civil, processual civil, registral, de empresa, penal, processual penal, institucional do Ministério Público, ambiental, do consumidor, da criança e do adolescente, do idoso, das pessoas com deficiência e urbanístico.
Os aprovados ingressam na inscrição definitiva, com a entrega dos documentos, exames de saúde física e mental e entrevista, para os candidatos aprovados na fase intermediária. A lista pode ser consultada no edital anexo.
Para encerrar, acontece a fase final, que inclui provas orais, de tribuna e de títulos.
George Corrêa