Augusto Corrêa/PA realiza concurso para 96 vagas

A Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa, no Estado do Pará, lançou edital com vagas para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Inscrições serão recebidas até o dia 13 de maio

Renan Abbade   Publicado em 09/05/2016, às 11h39

No Estado do Pará, a Prefeitura de Augusto Corrêa realiza, até o dia 13 de maio, as inscrições do concurso público que conta com 96 oportunidades, sendo 24 imediatas e 72 para formação de cadastro reserva (CR), em dois cargos de nível fundamental. Duas vagas estão reservadas às pessoas com deficiência.

As ofertas são para as funções de agente comunitário de saúdeACS (22 + 66 CR) e agente de combate às endemiasACE (2 + 6 CR).

Com jornadas de trabalho de 40 horas semanais, o salário para ambos é de R$ 1.014.

Como concorrer


As inscrições do concurso da Prefeitura de Augusto Corrêa serão aceitas no Ginásio de Esportes “José Wilhame Laurentino de Freitas”, localizado na rua Sant’Ana “A”, s/nº, bairro Santa Cruz, das 8h às 13h.

O valor da taxa de participação é de R$ 40 e poderá ser pago até o dia 18 de maio.

Seleção


O concurso da Prefeitura de Augusto Corrêa envolverá provas objetivas, com quatro horas de duração, no dia 5 de junho, em locais e horários a serem informados a partir de 23 de maio.

Atribuições dos cargos


Agente comunitário de saúde (ACS) – Realizar o cadastramento das famílias; participação na realização do diagnóstico demográfico e na definição do perfil sócio econômico da comunidade, na descrição do perfil do meio ambiente da área de abrangência, na realização do levantamento das condições de saneamento básico e realização do mapeamento da sua área de abrangência; exercer atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde pública, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão e coordenação da Secretaria Municipal de Saúde; executar atividades educativas de promoção da saúde individual e coletiva; efetuar registros de eventos significativos para o controle das ações de saúde pública, tais como nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas públicas de saúde; realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à saúde da família; participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, relacionadas ao seu grupo ocupacional.

Agente de combate às endemias (ACE) – Prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas; promoção da saúde; controle vetorial; registrar nos formulários específicos, de forma correta e completa, as informações referentes às atividades executadas em campo; atuar junto aos domicílios, informando os seus moradores sobre a doença, seus sintomas e riscos, o agente transmissor e medidas de prevenção; comunicar ao supervisor de turma os obstáculos para a execução de sua rotina de trabalho, durante as visitas domiciliares; identificar (inspecionar) criadouros para identificar as formas imaturas (larvas) dos vetores; eliminar criadouros do mosquito em todos os imóveis, incluindo realização de mutirões de limpeza; orientar moradores e responsáveis para a eliminação e/ou proteção de possíveis criadouros; executar a aplicação focal e residual, quando indicado, como medida complementar ao controle mecânico, aplicando os larvicidas indicados, conforme orientação técnica; atualizar o cadastro de imóveis, por intermédio do Reconhecimento Geográfico (RG), e o levantamento de Pontos Estratégicos (PE) de sua área para que estes sejam cadastrados; realizar pesquisa larvária (Li e LIRa) em imóveis para levantamento de índices e descobrimento de focos; recenseamento de animais; realizar pesquisa de triatomíneos em domicílios em áreas endêmicas; realizar levantamento, investigação e/ou monitoramento de flebotomíneos no município.

Sobre Prefeitura Augusto Corrêa

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.