Bauru/SP lança editais para níveis médio e superior

Inscrições no concurso da Prefeitura Municipal de Bauru poderão ser realizadas a partir do dia 13 de setembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 23/08/2016, às 09h47

No Estado de São Paulo, a cerca de 332 km da capital, a Prefeitura Municipal de Bauru lançou quatro editais de concurso público que dispõem de quatro carreiras.
Aqueles que têm o ensino médio podem se candidatar para os cargos de agente em gestão administrativa e serviços - almoxarife (1 vaga) e técnico em gestão administrativa e serviços - comprador (1), cujos salários iniciais são de R$ 1.099,21 e R$ 1.561, respectivamente. 
Nível superior é requisito para especialista em gestão administrativa e serviços nas funções de economista (1), com vencimento de R$ 3.512,25, e psicólogo (1), com remuneração de R$ 2.601,66.
prefeitura também oferece aos seus servidores o benefício mensal de R$ 342 de vale-alimentação. 

Como concorrer


Inscrições no concurso da Prefeitura de Bauru poderão ser realizadas a partir do dia 13 de setembro. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico www.bauru.sp.gov.br até o dia 30 desse mesmo mês. 
Os valores da taxa de participação são de R$ 20 para ensino médio e R$ 30 para nível superior
A prova objetiva será aplicada no dia 23 de outubro. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha e duração de três horas. 
A etapa final do concurso público será avaliação de títulos, exclusiva para os cargos de nível superior. 

Atribuições dos cargos


Almoxarife - Receber, conferir, controlar, armazenar, registrar e distribuir produtos. Verificar pedidos de produtos. Verificar notas fiscais. Conferir lacres e prazos de validade dos produtos. Auxiliar na carga e descarga de produtos. Conferir lotes e produtos perecíveis. Codificar itens. Endereçar e encaminhar produtos para armazenagem. Conferir amarração dos paletes. Conferir quantidade dos produtos e especificações. Comunicar os setores requisitantes quando do recebimento das mercadorias. Verificar e atentar-se para os prazos de entrega dos produtos. Verificar se a entrega dos produtos atendeu as solicitações e contratos de compra. Devolver produtos com defeitos. Garantir que a mercadoria chegue para o requisitante no prazo estipulado. Definir o modo de armazenamento, áreas e tipo de produto. Empilhar caixas. Direcionar o transporte da mercadoria para área definida. Colocar produtos em prateleiras, porta paletes, refrigeradores, etc. Controlar temperatura dos refrigeradores. Receber requisição para separar produtos. Separar produtos de acordo com o seu gênero (alimentícios, higiene, etc.). Lançar entradas e saídas de notas fiscais e mercadorias. Controlar mercadorias de alta e baixa rotatividade. Emitir notas fiscais. Atentar-se para a quantidade dos produtos solicitados e os despaches. Entre outras tarefas.
Comprador - Realizar procedimentos para efetivação de compras. Receber e registrar requisições, passando-as para o diretor de divisão de compras para encaminhamento. Verificar especificações da compra dos materiais e serviços requisitados. Encaminhar para a verificação da existência de verbas (reserva) junto à Secretaria de Finanças. Identificar a quantidade de consumo dos produtos requisitados. Sugerir ao requisitante outros produtos ou similares quando não julgar ser a melhor opção de compra. Solicitar esclarecimentos do solicitante quando houver dúvidas sobre os pedidos. Arquivar pedidos de compra não aprovados. Confeccionar editais para compra. Analisar os produtos e serviços do mercado para atender as exigências do requisitante. Pesquisar e negociar preços. Elaborar mapas de preços e pedido de empenho. Analisar qualidade do material. Pesquisar sobre as referências e confiabilidade dos fornecedores. Analisar propostas e documentações. Requisitar amostras ou catálogos de compra. Entrar em contato com vendedor e solicitar detalhes da mercadoria ou serviços, quando houver necessidade. Cadastrar processos. Entre outras.
Economista - Executar tarefas relativas à elaboração de estudos, pesquisas e análises sobre atividades e assuntos de economia, além de planejamento, orientação, supervisão ou assistência na elaboração de trabalhos relativos às atividades econômicas ou financeiras. Formular planos para o incremento das atividades econômicas do município. Analisar processos. Dar orientação técnica e fornecer informações sobre a administração de negócios. Analisar levantamentos de custos dos serviços municipais, visando a racionalização da utilização dos recursos públicos. Analisar conjuntura. Realizar análises setoriais e regionais. Analisar ambiente político-institucional. Analisar tendências de longo prazo. Construir cenários. Interpretar dados estatísticos e matemáticos. Fazer previsões de alteração e traçar planos econômicos. Assessorar a tomada de decisões estratégicas do poder executivo. Analisar dados relativos à aplicação e resultados da política tributária municipal, propondo soluções para a melhoria da arrecadação com justiça social. Estimar impactos sociais. Realizar estudos de implantação de projetos verificando seu impacto no desenvolvimento do município, através de análise de custos benefícios. Eventualmente realiza atividades afins.
Psicólogo - Prestar assistência na área social, bem como atender e orientar a área organizacional, elaborando e aplicando técnicas psicológicas. Propiciar acolhimento das vivências emocionais. Realizar triagem. Realizar observações, avaliação psicológica, aplicação de testes psicológicos, dinâmicas de grupo e interpretar e elucidar conflitos e questões, conforme julgar necessário. Levantar os dados necessários para compor o diagnóstico das demandas apresentadas. Acompanhar e avaliar o diagnóstico e procedimentos realizados. Desenvolver modalidades interventivas coerentes com os objetivos do trabalho social desenvolvido pela proteção social básica e especial (média e alta). Encaminhar usuários para os procedimentos psicoterápicos e para outros profissionais quando julgar necessário. Avaliar a evolução do grupo, famílias e/ou usuário. Acompanhar famílias em situação de acolhimento institucional e em cumprimento de medidas socioeducativas. Participar em audiências concentradas. Participar em reuniões de discussão de caso com a rede socioassistencial e sistema de garantia de direitos. Colaborar com a construção de processos de mediação, organização, mobilização social e participação dialógica que impliquem na efetivação de direitos sociais e na melhoria das condições de vida. Entre outras. 

Sobre Prefeitura Bauru

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.