Catanduva/SP abre concurso para supervisor educacional

A Prefeitura Municipal de Catanduva, no interior do Estado de São Paulo, divulgou edital com quatro vagas para o cargo de supervisor educacional. Inscrições serão recebidas até o dia 8 de outubro

Renan Abbade   Publicado em 16/09/2015, às 12h08

No interior do Estado de São Paulo, a cerca de 401 km da capital, a Prefeitura de Catanduva inscreve para o concurso público que vai preencher quatro vagas no cargo de supervisor educacional.

Pode concorrer quem possui ensino superior em curso de licenciatura plena em pedagogia ou pós-graduação na área de educação e experiência mínima de oito anos, sendo no mínimo quatro em cargo de especialista em educação e quatro de efetivo exercício da docência ou oito anos de efetivo exercício da docência.

Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, a remuneração é de R$ 3.202,29.

Inscrições


As participações no concurso da Prefeitura de Catanduva deverão ser garantidas até o dia 8 de outubro pelo endereço eletrônico do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br), organizador do processo seletivo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 77.

Avaliações


O concurso da Prefeitura de Catanduva prevê provas objetivas e discursivas, com quatro horas de duração, no período da manhã do dia 8 de novembro, em locais e horários a serem informados oportunamente no site das inscrições.

Os exames trarão 40 questões distribuídas entre língua portuguesa (10), matemática (10), conhecimentos pedagógicos e legislação (8) e conhecimentos específicos (12).

Os candidatos ainda passarão por avaliação de títulos.

Atribuições do supervisor educacional


Planeja, supervisiona, avalia e reformula o processo administrativo e pedagógico do sistema de educação municipal; estabelece metas pedagógicas, orientando e inspecionando o seu cumprimento; cria e/ou modifica processos educativos, em estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional; orienta, supervisiona e avalia a administração das unidades educacionais, verificando a observância do regimento escolar e demais leis; sugere medidas administrativas e pedagógicas que garantam a unidade e eficácia das unidades educacionais; executa outras tarefas correlatas.

Sobre Prefeitura de Catanduva

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.