A Prefeitura Municipal de Itararé, no Estado de São Paulo, receberá as inscrições do concurso público para professor até o dia 14 de abril
Renan Abbade Publicado em 01/04/2016, às 11h02
No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Itararé recebe as inscrições do concurso público que vai formar cadastro reserva na área da educação.
As oportunidades são para professor de educação básica (PEB II) – ciências, educação artística, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática; e professor de música – séries iniciais.
Pode se inscrever quem possui licenciatura com habilitação em área correlata (indicação CEE nº 53/2005); é estudante do último ano do curso regular de licenciatura plena, na disciplina específica das aulas a serem atribuídas; possui bacharelado ou tecnólogo de nível superior, desde que no histórico escolar contemple, no mínimo, 160 horas da disciplina a ser atribuída; é estudante de curso regular de licenciatura plena na disciplina específica, que já tenha cumprido, no mínimo, 50% do curso; possui outros cursos superiores, desde que constem no histórico escolar as disciplinas a serem atribuídas; ou possui outros cursos superiores, desde que constem no histórico escolar as disciplinas correlatas àquelas a serem atribuídas.
A remuneração das carreiras é de R$ 10,63 a hora-aula.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.