Itatiba/SP prorroga inscrições de concurso para guarda

No Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Itatiba divulgou edital com 50 vagas no cargo de guarda municipal. Inscrições serão recebidas agora até o dia 4 de junho

Renan Abbade   Publicado em 18/05/2015, às 14h39

A Prefeitura de Itatiba, localizada a cerca de 84 km da capital do Estado de São Paulo, prorrogou, até o dia 4 de junho, o prazo das inscrições do concurso que vai preencher 50 vagas de guarda municipal.

Pode concorrer ao cargo quem completou o ensino médio, tem idade entre 18 e 35 anos, possui estaturas mínimas de 1,60m (homem) e 1,55m (mulher), além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “AB”.

O salário é de R$ 2.166,10 (vencimento + Regime Especial de Trabalho Policial – RETP) para jornada de trabalho de 44 horas semanais ou escala de 12x36, podendo trabalhar sábados, domingos e feriados, a critério da administração municipal.


Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Itatiba/SP

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Inscrições para o concurso


As participações no concurso da Prefeitura de Itatiba deverão ser garantidas pelo endereço eletrônico do Instituto Zambini (www.zambini.org.br), organizador do processo seletivo. O valor da taxa é de R$ 42,90.

Seleção para guarda municipal


O concurso da Prefeitura de Itatiba contará com as etapas de prova objetiva de múltipla escolha, aferição de altura, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

Com duração máxima de três horas, o exame objetivo será composto por questões de língua portuguesa (10), matemática (10) e conhecimentos específicos (20).

Os testes foram remarcados para o dia 19 de julho, em locais e horários a serem informados oportunamente no site das inscrições.

O resultado final do concurso está previsto para ser disponibilizado no dia 6 de novembro.

Atribuições do guarda municipal


Executar a vigilância dos próprios públicos municipais (bens, serviços, patrimônio e instalações) e suas áreas adjacentes; executar policiamento preventivo, fiscalizando a utilização dos logradouros públicos; orientar os munícipes e visitantes quanto à utilização dos bens e serviços da municipalidade; tomar as medidas necessárias com finalidade de evitar a prática de crimes e contravenções em ou contra os próprios públicos municipais; atender a população quando em serviço, prestando-lhe o auxílio imediato, no que lhe for solicitado, dentro de sua área de atuação, ou seja, segurança, ou encaminhamento a outras áreas, quando esta não for a competente; executar o patrulhamento nas áreas onde for designado; dirigir viaturas quando designado para tal; auxiliar na detenção e prisão de infratores da lei, encaminhando-os diretamente a delegacia de polícia mais próxima, fazendo a respectiva apresentação à autoridade policial – delegado de polícia; manter suas atividades de vigilância e fiscalização efetuando relatórios de rondas e registrando as ocorrências que atender; zelar pela manutenção e limpeza de seu equipamento e vestuário; executar outras tarefas afins que lhe forem determinadas.

Sobre Prefeitura Itatiba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.