Prefeitura de Lucélia/SP reabre inscrições de concurso

A Prefeitura Municipal de Lucélia, no interior paulista, realiza concurso para preencher vagas nos cargos de tradutor e intérprete de libras, auxiliar de enfermagem, advogado, assistente social e médico do trabalho. Inscrições até 28/2

Renan Abbade   Publicado em 23/02/2016, às 15h28

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Lucélia reabriu, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições do concurso público que vai preencher cinco vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior.

Nível médio é requisito para tradutor e intérprete de libras (1). O salário é de R$ 1.215,35 para jornada de trabalho de 44 horas semanais.

Quem possui ensino técnico em auxiliar de enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) opta pela função de auxiliar de enfermagem (1). Com jornada de trabalho de 44 horas semanais, a remuneração é de R$ 916,04.

Profissionais com formação superior escolhem entre as carreiras de advogado (1), assistente social (1) e médico do trabalho (1). Os vencimentos estão entre R$ 1.410,87 e R$ 2.639,87 para jornadas de trabalho de 20 a 30 horas por semana.

Como concorrer


As inscrições no concurso da Prefeitura de Lucélia serão aceitas pelo endereço eletrônico www.consesp.com.br.

Os valores das taxas de participação são de R$ 28 para os cargos de níveis médio e técnico e de R$ 32 para os postos que exigem ensino superior completo.

Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Lucélia/SP

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Seleção


O concurso da Prefeitura de Lucélia prevê avaliações objetivas, com duração de três horas, às 9h do dia 20 de março, em locais e horários a serem informados no site das inscrições, com antecedência mínima de três dias.

Principais atribuições dos cargos


Advogado – Assessorar o secretário municipal em assuntos de natureza jurídica referentes aos serviços da respectiva secretaria; exercer a coordenação dos órgãos setoriais ligados à respectiva secretaria e das entidades vinculadas à pasta; fixar a interpretação da Constituição, das leis municipais e dos demais atos normativos, a ser uniformemente seguida pelos órgãos e entidades sob sua coordenação, quando não houver orientação normativa da secretaria jurídica e sempre em consonância com o entendimento desta.

Assistente social – Compreende as tarefas que se destinam a prestar serviços de âmbito social, individualmente e/ou em grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais e sociais, aplicando métodos e processos básicos do serviço social; organizar a participação dos indivíduos em grupo, desenvolvendo suas potencialidades e promovendo atividades educativas, recreativas e culturais, para assegurar o progresso coletivo e a melhoria do comportamento individual.

Auxiliar de enfermagem – Compreende as tarefas que se destinam a executar pequenos serviços de enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro, auxiliando no atendimento aos pacientes; executar serviços gerais de enfermagem como aplicar injeções e vacinas, ministrar remédios, registrar temperaturas, medir pressão arterial, fazer curativos e coletar material para exame de laboratório.

Médico do trabalho – Realizar avaliações clínicas (admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais) de todos os funcionários; elaborar e manter atualizado o programa de controle médico e saúde ocupacional, participar de campanhas de prevenção aos acidentes e doenças ocupacionais, bem como de elaboração e execução de outros programas de proteção à saúde dos trabalhadores.

Tradutor e intérprete de libras – Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos - cegos e ouvintes, por meio de libras para a língua oral e vice-versa; interpretar, em língua brasileira de sinais - língua portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.

Conteúdo programático comum a todos os cargos


Língua portuguesa: Fonologia: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica. Ortografia: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas. Acentuação: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. Morfologia: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras. Sintaxe: Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. Problemas gerais da língua culta: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual. Estilística: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.

Sobre Prefeitura Lucélia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.