Prefeitura oferece 100 vagas de todas as escolaridades

As inscrições poderão ser realizadas entre 11 de abril e 10 de maio

Redação   Publicado em 06/02/2012, às 15h01

A Prefeitura Municipal de Mesquita, cidade do Estado de Minas Gerais, está abrindo um concurso público para provimento de 100 vagas, sendo que seis são reservadas a portadores de deficiência.
Candidatos alfabetizados poderão se inscrever para auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, calceteiro, carpinteiro, gari, mecânico, mecânico de máquinas pesadas, vigia e zelador. Quem cursou até a 4ª série do ensino fundamental e tem experiência de dois anos na área escolhida está habilitado para concorrer como pedreiro ou pintor. O diploma de nível fundamental vale para o cargo de motorista, que também dois anos de experiência, além de carteira de habilitação na categoria D. Os vencimentos, aqui, oscilam entre R$ 622 e R$ 1.451,53.
As oportunidades de nível médio englobam os cargos de almoxarife, assistente de secretaria, assistente técnico de pessoal, auxiliar administrativo e professor. Há ofertas de nível técnico para as funções de assistente técnico contábil, assistente técnico de segurança do trabalho, assistente técnico de meio ambiente, assistente técnico em informática e assistente técnico fiscal de vigilância sanitária. As remunerações vão de R$ 622 a R$ 824,80.
As carreiras de nível superior envolvidas na seleção são as de administrador, analista de sistemas, analista financeiro, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil e pedagogo. Os salários variam de R$ 901,28 a R$ 2.571,47.
As inscrições poderão ser realizadas entre 11 de abril e 10 de maio, presencialmente, em dias úteis, das 12 às 18h, na própria prefeitura; ou via internet, no site www.exameconsultores.com.br. As taxas de participação são de R$ 32 para nível fundamental, R$ 45 para nível médio e R$ 70 para nível superior.
As provas objetivas estão marcadas para o dia 1º de julho. Elas serão aplicadas em locais divulgados, a partir de 25 de junho, pela comissão de organizadores do concurso (Exame Consultores).
Leandro Cesaroni

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.