Prefeitura abre 15 vagas de assistente administrativo

A carreira requer nível médio completo e conta com salário de R$ 1.120

Redação   Publicado em 15/03/2012, às 11h54

Localizado no interior de São Paulo, a 231 km da capital, o município de São Carlos está abrindo, por meio da prefeitura, um concurso público que tem como intuito selecionar 15 profissionais para ocuparem postos de assistente administrativo no quadro de servidores da cidade. Do total de oportunidades, 5% ficam reservadas aos portadores de deficiência.
De acordo com as atribuições relacionadas no edital, o assistente administrativo é responsável, sobretudo, pelo planejamento e desenvolvimento de atividades administrativas, "colaborando na preparação de relatórios, estudos e levantamentos, mantendo o fluxo de informações com outras áreas, a fim de assegurar o cumprimento e o aprimoramento das rotinas de trabalho".
Quem quiser ingressar na carreira, cuja carga horária é de 40 horas semanais, deve ter nível médio completo. É oferecida remuneração de R$ 1.120, além de auxílio alimentação.
As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 19 de março, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do concurso. Os interessados deverão se inscrever até as 16h de 20 de abril, pagando uma taxa no valor de R$ 40.
Com duração de três horas, a prova objetiva, única etapa do processo seletivo, será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 16 de língua portuguesa, 14 de matemática, 10 de atualidades e 10 de noções de informática. Ela será aplicada no dia 27 de maio, em horário e locais divulgados, com cinco dias de antecedência, pela comissão de organizadores do concurso. Os gabaritos serão disponibilizados dois dias após a aplicação do exame.
Leandro Cesaroni

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.