Prefeitura de Sapé/PB realiza concurso para 200 vagas

A Prefeitura Municipal de Sapé, no Estado da Paraíba, conta com vagas para os cargos de agente comunitário de saúde, monitor de creche, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em estradas, assistente social, bioquímico, entre outros

Renan Abbade   Publicado em 25/04/2016, às 11h42

No Estado da Paraíba, a Prefeitura de Sapé recebe as inscrições do concurso público que vai preencher 200 oportunidades em cargos de níveis médio e superior. Das ofertas, 17 estão reservadas às pessoas com deficiência e 18 para candidatos negros.

Quem completou o ensino médio pode se inscrever para agente comunitário de saúde (19), monitor de creche (10), técnico em edificações (1), técnico em enfermagem (28) e técnico em estradas (1).

Profissionais com formação superior escolhem entre as carreiras de assistente social (10), bioquímico (1), cirurgião dentista (9), enfermeiro (30), educador físico (3), farmacêutico (2), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico em diversas especialidades (38), nutricionista (2), professor de educação básica I (30), professor de educação básica II de várias disciplinas (10), psicólogo (3) e supervisor educacional (3).

Os salários estão entre R$ 880 e R$ 2.382,34 para jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições no concurso


As participações no concurso da Prefeitura de Sapé deverão ser garantidas até o dia 13 de maio pelo endereço eletrônico da Comissão Permanente de ConcursosCPCON (www.cpcon.uepb.edu.br), organizadora do processo seletivo.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 70 para cargos de nível médio e de R$ 90 para os postos que exigem ensino superior completo.

Provas do concurso


O concurso da Prefeitura de Sapé prevê avaliações objetivas, com quatro horas de duração, no dia 5 de junho, nos horários das 8h (nível superior) e das 14h (médio), em locais a serem disponibilizados a partir de 30 de maio no site das inscrições.

Principais atribuições dos cargos de nível médio


Agente comunitário de saúde – Executar tarefas básicas de informações a indivíduos e grupos, visando a instrução da população em geral para a prevenção de doenças; orientar a população em geral sobre a importância da higiene e cuidados básicos e/ou primários para a prevenção de doenças; ministrar medicamentos específicos de acordo com os problemas de saúde básicos detectados, visando solucionar e/ou amenizar as causas dos mesmos.

Monitor de creche – Apoiar o educador nas ações de cuidar e educar, procurando se espelhar em sua maneira de agir, falar e gesticular; auxiliar as crianças na higiene pessoal, sempre que necessário e nos horários estabelecidos pela coordenação da creche; colaborar com o educador na hora do repouso, organizando os colchonetes, lençóis, travesseiros e fronhas, para maior conforto das crianças.

Técnico em edificações – Realizar levantamentos topográficos e planialtimétricos; desenvolver e legalizar projetos de edificações sob supervisão de um engenheiro civil; planejar a execução, orçar e providenciar suprimentos; supervisionar a execução de obras e serviços dentro do seu limite de competência; treinar mão-de-obra operária.

Técnico em enfermagem – Assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem; assessorar o enfermeiro na prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave; identificar os fatores que estão ocasionando, em determinado momento, epidemias e surtos de doenças infectocontagiosas, para atuar de acordo com os recursos disponíveis, no bloqueio destas doenças notificadas.

Técnico em estradas – Planejar a execução do trabalho e supervisionar equipes de trabalhadores de construção de obras de infraestrutura; auxiliar engenheiros no desenvolvimento de projetos, levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica; estruturar o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação de meio ambiente.

Sobre Prefeitura Sapé

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.