Município lança edital para 110 vagas de professor

Inscrições serão feitas em janeiro

Redação   Publicado em 28/12/2009, às 10h45

A Prefeitura de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (PE), divulgou o edital de concurso que vai preencher 110 vagas de professor para educação infantil, ensino fundamental (1° ao 5° ano) e educação de jovens e adultos.

São 50 vagas destinadas à zona urbana, 30 para a zona rural e outras 30 para loteamentos. Portadores de deficiência têm direito a reserva de 5% das chances. Os candidatos devem ter concluído o curso normal ou de pedagogia.

O vencimento base do cargo é de R$ 604,44 com carga horária de trabalho de 150 horas/aula mensais.

Inscrições

Os interessados poderão realizar as inscrições na sede do Centro Social Urbano Tito Pereira (rua Dr. Pedro Correa de Araújo, s/nº, Centro – ao lado do Pátio de Eventos), no período de 25 a 29 de janeiro de 2010, das 8h às 13h. O valor da taxa é de R$ 40.

Haverá isenção para os candidatos membros de família de baixa renda e que estiverem inscritos no CadÚnico; a solicitação deverá ser feita no ato da inscrição.

Seleção

O concurso será composto por duas etapas, sendo a primeira prova objetiva com 50 questões, e a segunda avaliação de títulos. Os exames serão realizados na própria cidade, na data prevista de 28 de fevereiro, das 8h às 12h, em locais definidos posteriormente.

A divulgação de todos os documentos e resultados do concurso será feita através do site da prefeitura: www.slm.pe.gov.br.

Veja também:

Correios: inscrições abertas para 6.565 vagas em todo o país

Ministério da Saúde: últimos dias de inscrição para 805 vagas

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.