Santana de Parnaíba abre concurso para 209 ofertas

Oportunidades são para assistente em gestão pública e oficial administrativo; remunerações são de, respectivamente, R$ 1.750,73 e R$ 1.108,80 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais

Redação   Publicado em 31/08/2012, às 11h33

A Prefeitura Municipal de Santana do Paranaíba, na Região Metropolitana da capital paulista, realiza, a partir das 10h do dia 24 de setembro, as inscrições do concurso que vai preencher 209 vagas, sendo 11 reservadas às pessoas com deficiência, em dois cargos de nível médio.

As oportunidades são para assistente em gestão pública (29) e oficial administrativo (180). As remunerações são de, respectivamente, R$ 1.750,73 e R$ 1.108,80 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Além do nível médio completo, os candidatos devem possuir conhecimentos de informática em nível de usuário (Word/Excel).

As inscrições serão aceitas até as 18h do dia 18 de outubro, exclusivamente pelo site do Instituto Mais (www.institutomais.org.br), organizador do processo seletivo. O valor da taxa de participação é de R$ 40 e deve ser pago até 19 de outubro.

Com duração máxima de três horas e meia, as provas objetivas acontecem no dia 11 de novembro, nos períodos da manhã (assistente) e da tarde (oficial). As avaliações contarão com questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais/atualidades, conhecimentos básicos de informática e conhecimentos básicos de legislação municipal.

Os locais e horários dos exames serão disponibilizados a partir de 2 de novembro nos sites www.institutomais.org.br e www.santanadeparnaiba.sp.gov.br, e em listagem afixada no DRH da prefeitura, localizado na rua São Miguel Arcanjo, nº 90, centro, em dias úteis, das 9h às 16h.

Os candidatos ainda passarão pela etapa de prova prática de informática.

Dúvidas poderão ser sanadas no setor de atendimento ao candidato do Instituto Mais, pelos telefones (11) 2659-5746 e 2659-5748, em dias úteis, das 9h às 17h.

Principais atribuições
Assistente em gestão pública
– planeja, coordena e executa atividades administrativas subsidiando os principais processos de trabalho da área de atuação, contribuindo para o alcance dos objetivos da unidade e o aprimoramento das rotinas de trabalho; coleta e realiza tratamentos de dados e informações pertinentes à área de atuação para subsídio de relatórios técnicos ou administrativos, quadros, planilhas, contratos, tomada de preços, pareceres, análises diversas da área, realizando cálculos quando necessários à emissão do documento.

Oficial administrativo – presta qualquer tipo de apoio relacionado à sua área de atuação como: controle, guarda, recepção e distribuição de materiais e documentos, mantendo o controle e registro dessas atividades; executa atividades de digitação e expedição de correspondências; manuseia fax, copiadoras e outros equipamentos de uso em unidades administrativas e operacionais da área de atuação.

Mais detalhes podem ser conferidos no edital anexo.

Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.