TJ/PR: saiu edital de concurso para juiz substituto

Para participar do concurso para juiz do TJ/PR é preciso possuir pelo menos três anos de experiência em atividades jurídicas, exercidas após a graduação no curso de direito

Leandro Cesaroni   Publicado em 21/12/2016, às 11h16

Foi publicado, pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), um novo concurso público para a carreira de juiz substituto, através do qual serão preenchidas cinco vagas, sendo três para ampla concorrência, uma reservada a portadores de deficiência e uma a candidatos negros. Vale ressaltar que o concurso terá validade de dois anos e alcançará todas as vagas que surgirem ao longo deste período.
Para participar é preciso possuir pelo menos três anos de experiência em atividades jurídicas, exercidas após a graduação no curso de direito. A remuneração atual não foi divulgada, no entanto, no último concurso, realizado em 2014, era de R$ 21.657,46.
Com taxa de R$ 240, as inscrições para o concurso do TJ/PR poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 1º de fevereiro de 2017, por meio do site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), organizador do processo seletivo. Será possível se candidatar até as 18h do dia 3 de março.

O processo seletivo do TJ/PR


A seleção para juiz substituto envolve as etapas de prova objetiva, duas provas escritas (teórica e prática), inscrição definitva, sindicância da vida pregressa, investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e avaliação de títulos.
Primeira etapa do concurso, a prova objetiva terá duração máxima de cinco horas e será aplicadas no dia 22 de março, no período da manhã, em horário e locais que serão informados, oportunamente, pela comissão de organizadores da seleção.
O exame objetivo do TJ/PR cobrará questões sobre direito civil, direito processual civil, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito eleitoral, direito empresarial, direito tributário, direito ambiental, direito administrativo, juizados especiais, código de normas e código de organização e divisão judiciárias do Estado do Paraná.