Saiu concurso com 365 vagas em cartórios do Estado

São 225 vagas para ingresso, abertas a todos os interessados que tenham concluído o curso de direito ou que tenha exercido por 10 anos completos função em serviço notarial ou de registro.

Redação   Publicado em 23/11/2010, às 15h10

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) publicou nesta terça-feira (23) o concurso público com 365 vagas para a atividade notarial e de registro em delegações de diversas cidades de todo o Estado. Confira os locais de lotação no edital disponível ao lado.

São 225 vagas para ingresso, abertas a todos os interessados que tenham concluído o curso de direito ou que tenha exercido por 10 anos completos função em serviço notarial ou de registro.

Outras 140 chances são para remoção, ou seja, só podem concorrer aqueles que já exerçam a função no Estado de São Paulo há mais de dois anos.

Candidatos portadores de necessidades especiais podem concorrer a 5% das vagas reservadas.

Os cartorários não têm remuneração fixa, já que não exercem um cargo ou função pública, e sim um serviço público delegado do Poder Judiciário a particulares, que arcam com os encargos necessários.

Como se inscrever

O período de inscrição vai de 6 a 23 de dezembro, exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa de participação custa R$ 200.

Estudantes que tenham remuneração de até dois salários mínimos ou estejam desempregados podem solicitar isenção de taxa. A solicitação deve ser feita através do requerimento disponível no site das inscrições.

Provas

O concurso será composto pelas seguintes prova objetiva; prova escrita e prática; prova oral; e exame de títulos. Todas as provas serão realizadas na capital paulista, em datas e horários a serem informados posteriormente.

As matérias cobradas são as de registros públicos, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, direito comercial, conhecimentos gerais e língua portuguesa.

Outras informações podem ser obtidas pelo Disque VUNESP, no telefone (11) 3874-6300.

Maysa Correa

Veja também:

Empregos: mais de 40 mil oportunidades em todo o Brasil

MMA: Ministério diz que edital será publicado até sexta

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.