IME abre concurso com 12 vagas de engenheiro

As oportunidades são para as engenharias elétrica e de materiais.

Redação   Publicado em 16/07/2009, às 12h08

O Instituto Militar de Engenharia do Exército está oferecendo, por meio de concurso público, 12 oportunidades para o curso de formação de engenheiros, sendo oito para engenharia elétrica e quatro para engenharia de materiais.

Os interessados devem ter no máximo 26 anos de idade – completados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009 – e nível superior completo na especialidade escolhida. O salário para a função é de R$ 4.584.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 3 de agosto e 15 de setembro, no site do IME (www.ime.eb.br). A taxa de participação é de R$ 85.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida aos dependentes de ex-combatentes falecido ou incapacitado em conseqüência de participação da FEB ou em operações de guerra da Marinha Mercante, ou aos candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O processo seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. A primeira etapa – exame intelectual – está prevista para os dias 28 e 29 de outubro e versará sobre questões de conhecimentos específicos, português e inglês.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vila Velha (ES).

Curso de Formação (CFrm)

O CFrm, com duração de um ano letivo, destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, a graduação em engenharia plena por instituição de ensino superior oficialmente reconhecida, em área de engenharia objeto do concurso, tem como objetivo a formação do oficial para o exercício dos cargos privativos da engenharia militar de oficial subalterno e oficial intermediário, conforme o disposto na legislação federal vigente.

O CFrm, constituído pelos Curso Básico de Formação Militar (CBFM) e Curso de Formação Específica (CFE), visa a habilitar o candidato já graduado em Engenharia, admitido por concurso, ao oficialato, proporcionado-lhe a instrução militar e adaptação profissional para o seu ingresso no Quadro de Engenheiros Militares (QEM).

Quadro de Engenheiros Militares (QEM)
O Quadro de Engenheiros Militares é formado pelos oficiais que cursaram o Instituto Militar de Engenharia. Possui diversas especialidades como: cartografia, computação, comunicações, eletricidade, eletrônica, fortificação e construção, materiais, mecânica de automóvel, armamento e química.

O oficial do QEM realiza trabalhos técnicos, dentro de suas especialidades, em diversos órgãos e instituições, como o Campo de Provas da Marambaia, a Diretoria de Serviço Geográfico, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e o Centro de Avaliações do Exército.