IBGE deve lançar novo edital com 1.409 vagas até junho

O próximo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística terá postos de agente censitário regional, agente censitário administrativo e analista

Camila Diodato   Publicado em 15/01/2016, às 09h38

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se prepara para realizar processo seletivo que terá 1.409 vagas temporárias para o Censo Agropecuário 2016. A instituição lançará o edital até o dia 14 de junho.
No começo a assessoria de imprensa do órgão havia informado que a Fundação Cesgranrio seria a banca organizadora dos três editais que, juntos, somarão 82.023 oportunidades. Entretanto, o mesmo departamento corrigiu a informação que disse que a empresa organizará o primeiro certame, já que é o único previsto para este ano.
O primeiro concurso do IBGE será para os cargos de agente censitário regional (483 vagas), agente censitário administrativo (700) e analista censitário (223). Com relação aos demais postos, estes só devem sair no começo de 2017.
A seleção ocorrerá por meio de processo seletivo simplificado e os contratos terão duração de até um ano, com a possibilidade de prorrogação até o limite de três anos. Os salários ainda deverão ser definidos pelo IBGE, enquanto os níveis de escolaridade não foram revelados até o momento.

Prepare-se para o concurso do IBGE 2016

Prova Anterior do IBGEVideoaulas para IBGEAPOSTILA CONCURSO IBGE - TÉCNICO EM INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E ESTATÍSTICAAPOSTILAS TÉCNICO/ TÉCNICO EM INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS - IBGE CURSO ONLINE IBGE

Último concurso para o Censo do IBGE


Em 2013, o IBGE lançou edital de concurso com 7.825 oportunidades temporárias. A seleção ficou sob a organização da Fundação Cesgranrio e contemplou ofertas para 546 municípios distribuídos entre os 26 Estados, mais o Distrito Federal.

Do total de oportunidades, 7.600 vagas foram para a colocação de agente de pesquisas e mapeamento, que exigiu nível médio. As demais chances se destinaram aos postos de agente de pesquisas por telefone (180), analista censitário de geoprocessamento (27) e supervisor de pesquisas (18) – a primeira função necessitou de ensino médio, já as duas últimas tiveram como requisito o diploma de graduação.

Todos os concorrentes passaram por testes objetivos com questões de múltipla escolha no início de 2014.

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais