São Vicente/SP oferece 348 vagas de nível fundamental

Além da escolaridade exigida, os interessados devem residir na área de abrangência das vagas

Redação   Publicado em 06/11/2012, às 12h04

O próximo concurso que será realizado pela Prefeitura Municipal de São Vicente, no litoral do Estado de São Paulo, deve selecionar 348 candidatos para atuarem como agentes comunitários de saúde, ou seja, para promoverem, em sua área de atuação, ações de educação para a saúde individual e coletiva, realizando visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família.

Os interessados devem ter nível fundamental completo, além de residir na área de abrangência dos postos oferecidos: Catiapoã, Cidade Náutica, Náutica III, Tancredo, Pompeba, Esplanada dos Barreiros, Japuí, Jardim Guassú, Jóckey Club, Parque São Vicente, Sambaiatuba, Parque Bitaru, Parque São Vicente, Vila Margarida, Saquaré, Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila Voturuá, Humaitá, Sítio Acaraú, Vale Novo, Jardim Irmã Dolores, Jardim Rio Negro, Samaritá, Vila Ema, Parque Continental, Parque das Bandeiras ou Gleba II.

Os aprovados farão jus a uma remuneração mensal de R$ 1.079,53, composta por salário-base, abono-alimentação, cesta básica e vale-transporte.

As inscrições deverão ser realizadas presencialmente, até o dia 22 de novembro, das 10h às 16h, no paço municipal, localizado na rua Frei Gaspar, nº 384, no Centro. A taxa de participação é de R$ 27,67.

O processo seletivo será composto por prova objetiva, prova de títulos e exame médico. A primeira etapa da seleção (prova objetiva) está prevista para 2 de dezembro. Os horários e locais serão divulgados, a partir de 29 de novembro, pela comissão de organizadores do concurso.

Leandro Cesaroni

*matéria atualizada às 10h44 de 8 de novembro de 2012

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.