Ipuaçu/SC abre concurso com 69 vagas de até R$ 7,4 mil

As inscrições estão abertas e cobram taxas de participação de até R$ 330, dependendo do cargo

Redação   Publicado em 02/01/2013, às 11h15

Em Ipuaçu, cidade do Estado de Santa Catarina, a prefeitura está oferecendo, por meio de concurso público, 69 oportunidades distribuídas entre diversas carreiras, para todos os níveis escolares.

As funções de agente de copa e limpeza, vigia, motorista (categoria C), operador de máquinas rodoviárias, auxiliar de serviços gerais, gari, mecânico, operador de trator agrícola e agente de manutenção e construção requerem apenas alfabetização e contam com vencimentos que vão de R$ 318,25 (20 horas semanais) até R$ 1.610,04.

Quem tem nível fundamental completo pode se candidatar a agente comunitário de saúde, cargo que paga R$ 735,26 mensais.

Candidatos de nível médio poderão optar por postos de recepcionista, agente administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de informática, tesoureiro, auxiliar administrativo, agente de vigilância sanitária, auxiliar de odontologia, auxiliar de contabilidade, fiscal de tributos e agente de tributação. Para técnico agropecuário e técnico em enfermagem é preciso ter, além do nível médio, diploma de curso técnico na área. As remunerações aqui oscilam entre R$ 654,41 e R$ 2.119,21.

As carreiras de nível superior envolvidas na seleção são as de técnico em esporte, assistente social, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, farmacêutico, assistente de educação, professor em diversas áreas, orientador educacional e médico veterinário. São oferecidos salários entre R$ 510,66 (10 horas semanais) e R$ 7.400,48.

Os interessados poderão garantir participação até 28 de janeiro, por meio do site www.eplconcursos.com.br. As taxas para se inscrever variam de R$ 14 a R$ 330, de acordo com o cargo almejado.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 17 de fevereiro, em horário e locais que serão divulgados com cinco dias de antecedência pela comissão de organizadores do concurso.

Leandro Cesaroni

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.