O certame da Marinha selecionará 100 médicos de diversas especialidades. O período de inscrições segue até o dia 7 de agosto e a taxa de participação é de R$ 60
Estão abertas a inscrições para o
concurso de Médico da Marinha, organizado pela
Diretoria de Ensino da Marinha (
DEnsM). São oferecidas 100 vagas para
curso de formação de oficiais (
CFO) do ano de 2016.
O
CFO tem duração de aproximadamente 39 semanas, com a finalidade de preparar o candidato para o exercício de funções em
Organizações Militares da Marinha situadas nos diversos Estados da Federação, de acordo com as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução militar-naval; ele será realizado no
Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (
CIAW), na cidade do
Rio de Janeiro/RJ.
Para participar da
seleção é preciso ter
ensino superior em
medicina nas especialidades de alergologia (2), anestesiologia (3), cancerologia (2), cardiologia (8), cirurgia cardíaca (2), cirurgia geral (8), cirurgia plástica (2), clínica médica (4), dermatologia (3), fisiatria (2), gastroenterologia (2), geriatria (3), ginecologia e obstetrícia (4), infectologia (2), medicina intensiva (2), medicina legal (2), neurocirurgia (2), neurologia (3), oftalmologia (4), ortopedia e traumatologia (5), otorrinolaringologia (4), patologia (2), pediatria (5), pneumologia (2), psiquiatria (10), radiologia (10) e radioterapia (2); e ter no máximo 36 anos. Do total de ofertas, 18 estão reservadas para candidatos que se auto-declararem negros.
Durante o curso, o servidor contará com remuneração relativa à sua graduação, alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Inscrições e etapas do concurso de Médico da Marinha
Os interessados no
concurso de Médico da Marinha deverão preencher inscrições até o dia 7 de agosto nos sites:
www.ensino.mar.mil.br ou
www.ingressonamarinha.mar.mil.br . A taxa de participação é de R$ 60 e poderá ser paga até o dia 13 de agosto.
Haverá também, inscrição presencial nas
Organizações Militares da Marinha das cidades do Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luis/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM e Cuiabá/MT.
O
processo seletivo constará de 5 etapas: prova escrita objetiva; prova de títulos; inspeção de saúde; teste aptidão física; e, por fim, período de adaptação, verificação de documentos e realização da avaliação psicológica e preenchimento do questionário biográfico simplificado.
As datas, locais e horários de todas as
fases do concurso serão amplamente divulgadas nos sites da
Marinha.
Confira o
edital completo no anexo da notícia.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.