Interessados em ingressar no Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha podem garantir a participação no concurso até esta terça-feira (17)
Será encerrado, nesta terça-feira (17), o prazo das
inscrições do
concurso público da Diretoria de Ensino da
Marinha que visa preencher
37 vagas no
Quadro Técnico do Corpo Auxiliar. Desse total, cinco são reservadas aos candidatos negros. As ofertas são para os candidatos que possuem
nível superior.
O
Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha destina-se ao preenchimento de
cargos técnico administrativos, que visam as atividades de apoio técnico e as atividades gerenciais e administrativas em geral, além das atividades inerentes a carreira militar
Quem possui o
nível superior está apto nas áreas de biblioteconomia (1 vaga), comunicação social (1), direito (10), estatística (2), geologia (2), informática (11), meteorologia (1), oceanografia (1), pedagogia (4), serviço social (2) e segurança do tráfego aquaviário (2).
Processo seletivo da Marinha
Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico da
Marinha (
www.ingressonamarinha.mar.mil.br)
. O valor da taxa de participação é de R$ 80 e poderá ser pago até o dia 20 de maio.
O
concurso público da
Marinha será constituído pelas seguintes etapas:
prova objetiva;
redação;
inspeção de saúde;
teste de aptidão física;
avaliação psicológica;
prova discursiva (apenas para a área de direito) e
curso de formação de oficiais.
Prepare-se para o concurso da Marinha
Videoaula para MarinhaProva Anterior da Marinha A
avaliação objetiva será aplicada nas cidades de São Paulo/SP; Rio de Janeiro/RJ; Vila Velha/ES; Salvador/BA; Natal/RN; Olinda/PE; Fortaleza/CE; Belém/PA; São Luís/MA; Rio Grande/RS; Porto Alegre/RS; Florianópolis/SC; Ladário/MS; Brasília/DF e Manaus/AM.
Os dias, horários e locais das
provas serão informados em momento oportuno nos sites da
Marinha.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.