Marinha Mercante abre concurso com 80 vagas

Edital do concurso informa que selecionará candidatos para preencher vagas disponíveis nos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas e de Náutica da Marinha Mercante.

Yahell Luci Lima   Publicado em 27/03/2015, às 15h09

A Marinha Mercante lançou edital de concurso público para admissão de 80 profissionais nos Cursos de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas (ASOM) e de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica (ASON).
São 40 oportunidades no curso ASOM, sendo 20 no Rio de Janeiro/RJ e 20 em Belém/PA; e outras 40 ofertas no curso ASON, também distribuídas nas cidades do Rio de Janeiro e Belém, sendo 20 vagas em cada uma. 

Requisitos

Para se inscrever no Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas é preciso ser bacharelado em engenharia: naval, mecânica, de petróleo, industrial mecânica, produção, mecatrônica, metalúrgica, de energia, elétrica, eletrotécnica, eletrônica, automação ou automação e controle. Também são aceitos os cursos de bacharelado em ciências náuticas ou nas seguintes áreas de tecnologia: construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, construção naval, manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos, manutenção industrial, mecânica, mecânica industrial, fabricação mecânica, processos de produção, metalurgia e materiais, automação industrial ou mecatrônica.
Já para participar do Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica o requisito é possuir diploma de bacharelado em qualquer engenharia, ciências náuticas, astronomia, oceanografia, meteorologia, matemática, física, química, química industrial, química do petróleo, estatística, economia, administração, administração industrial ou informática. Além disso, os candidatos com diploma de nível superior nas seguintes áreas da tecnologia também podem se cadastrar: sistemas de navegação, construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, sistemas de telecomunicações, construção naval ou naval. O curso ASON permite ainda que os concursandos tenham licenciatura em matemática, física ou química.
Ambos os cursos da Marinha Mercante admitem inscrições de candidatos de ambos os sexos desde que eles tenham, no mínimo, 18 anos até o dia 14 de setembro de 2015.

Inscrições e Provas

Os interessados em participar do concurso da Marinha Mercante devem se cadastrar entre os dias 30 de março e 29 de abril. O local das inscrições no concurso ainda não foram divulgados pelo organizador do certame, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O valor da taxa de inscrição as vagas na Marinha Mercante será de R$ 50.
De acordo com o edital do concurso, o processo seletivo será realizado em quatro etapas. Na primeira delas, nos dias 30 e 31 e maio, os inscritos farão exame de conhecimentos. Em seguida, os aprovados serão convocados para realizar a seleção psicofísica e o teste de suficiência física, além de serem submetidos a um período de adaptação no CIAGA e CIABA.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.