Marinha Mercante: Último dia do prazo para 230 vagas

Oportunidades são para ingresso na Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Candidatos de ambos os sexos podem participar

Yahell Bonfim   Publicado em 30/06/2016, às 10h01

A Marinha Mercante encerra hoje (30) as inscrições do concurso para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro/RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém/PA.
A seleção conta com 230 vagas, sendo 140 para o Rio de Janeiro e 90 para Belém. Candidatos com ensino médio de ambos os sexos podem se cadastrar. Para ingressar na EFOMM também é necessário ter idade mínima de 17 e máxima de 23 anos em 1 de janeiro de 2017.
Os interessados devem se inscrever somente até hoje, dia 30 de junho, pelo site www.mar.mil.br e pagar uma taxa de R$ 55.
A seleção dos inscritos no concurso da Marinha Mercante será realizada por meio de exame de conhecimentos nos dias 3 e 4 de setembro, das 9h30 às 13h30. No primeiro dia os testes versarão sobre português e inglês, e terá também uma redação. Já no segundo dia será a vez dos concorrentes responderem às perguntas de matemática e física.
O processo seletivo contará também com seleção psicofísica e teste de suficiência física, além de verificação de documentos e período de adaptação.

Sobre a EFOMM 


De acordo com informações da página oficial da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, a instituição é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados. 

Prepare-se para o concurso da Marinha

VIDEOAULA PARA MARINHAPROVA ANTERIOR DA MARINHA
O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África na formação de jovens oficiais. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos.
Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.
A Marinha do Brasil, juntamente com o Exército e a Aeronáutica, é um dos órgãos das Forças Armadas e atua no sentido de defender o país e garantir a segurança nacional, protegendo a pátria e garantindo os poderes estabelecidos, bem como a lei e a ordem. 

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.