Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) divulga edital de processo seletivo com vagas para os cursos de formação e adaptação da Marinha Mercante no Rio de Janeiro.
O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) lançou edital de processo seletivo com
143 vagas para os cursos de formação e adaptação da
Marinha Mercante no Estado do
Rio de Janeiro.
Os cursos de formação de aquaviários moço de convés – CFAQ-I C (32 vagas) e moço de máquinas – CFAQ-I M (22) exigem apenas o
ensino fundamental completo e serão constituídos por período escolar (realizado em sala de aula) e período de instrução no mar – PIM (ministrado a bordo de embarcações mercantes).
Já o curso de adaptação para aquaviários (60) – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde – exige o nível fundamental e curso de capacitação específico na área de atuação. O curso de adaptação será realizado apenas em período escolar.
Prepare-se para o concurso da Marinha
Vídeoaulas para MarinhaSimulado para MarinhaAmbos os cursos aceitam candidatos dos sexos masculino e feminino, desde que eles tenham no mínimo 18 anos em 30 de abril de 2015. As aulas começarão a ser ministradas no segundo semestre de 2015 gratuitamente em regime de externato. Os alunos receberão material escolar, por empréstimo, e merenda, mas não haverá alojamento.
Ao terminar o Curso de Formação de Aquaviários CFAQ-I C ou CFAQ-I M com sucesso, o que se dá somente após a aprovação do período de estágio, o aluno será declarado Moço de Convés ou Moço de Máquinas. Para o Curso de Adaptação para Aquaviários CAAQ-CT/S, o aluno aprovado no período escolar ingressará na Seção de Câmara, como Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro (TAA); ou na Seção de Saúde, como Auxiliar de Saúde (ASA) ou Enfermeiro (ENF). Os formandos também receberão certificados nos modelos DPC-1000 e DPC-1034.
Inscrições e provas
Os interessados em participar do
processo seletivo para os cursos da
Marinha Mercante devem se inscrever até o dia 30 de abril pela página eletrônica do CIAGA (
www.ciaga.mar.mil.br) e pagar uma taxa de R$ 50.
O processo seletivo será realizado por meio de exame de conhecimentos, verificação de documentos, apresentação de atestados médicos e realização dos testes de suficiência física (natação e permanência dentro d’água).
De acordo com o
edital, o exame de conhecimentos será composto por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha sobre português e matemática no dia 14 de junho.
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.