Marilândia do Sul/PR inscreve para 48 oportunidades

Estão abertas as inscrições em dois editais da prefeitura. Interessados podem se candidatar até 1º de agosto

Sabrina Machado   Publicado em 24/07/2013, às 12h13

Com o objetivo de preencher 48 vagas em diversos cargos, a Prefeitura de Marilândia do Sul, no Paraná, abriu inscrições em dois editais de concursos públicos. Os vencimentos variam entre R$ 372,90 e R$ 7.470,74 por jornadas de 20 e 40 horas semanais. Às pessoas com deficiência serão reservadas 3% das oportunidades. 
Editais – No primeiro edital estão as vagas de nível fundamental nas funções de agente de endemias (1), mecânico (1), motorista – com Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D” (4) e operador de máquinas - com CNH na categoria "C" (3). Os candidatos alfabetizados disputam às ofertas de auxiliar de serviços gerais I (1) e auxiliar de serviços gerais II (3).
Em nível médio, há chances de atendente de farmácia (1), assistente administrativo (1), professor – com magistério (10), técnico em enfermagem – com curso específico na área e registro no conselho de classe (1) e técnico em informática (1).
Para concursandos de nível superior os postos são de advogado (1), assistente social (1), cirurgião dentista (1), contador (1), controlador interno (1), enfermeiro (1), enfermeiro epidemiológico (1), enfermeiro plantonista (1), farmacêutico (1), fonoaudióloga (1), médico clínico geral (2), médico pediatra (1), nutricionista (1) e psicóloga (2).
 Já no segundo edital, são cinco vagas nos cargos de agente de saúde – fundamental (2), cirurgião dentista – superior (1) e médico – superior (2).
Como participar – As inscrições devem ser realizadas até o dia 1º de agosto no site www.klcconcursos.com.br. Os valores das taxas variam entre R$ 30 e R$ 100, de acordo com a carreira pleiteada.
As provas estão previstas para o dia 25 de agosto no município de Marilândia do Sul (PR). Os locais e horários serão divulgados posteriormente.
Matéria atualizada às 15h55 do dia 29 de julho de 2013

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.