Parauapebas/PA anuncia 1.311 vagas em diversas áreas

Há oportunidades para profissionais formados em todos os níveis de escolaridade. Salários oferecidos chegam a R$ 5,5 mil

Camila de Lira   Publicado em 08/12/2014, às 10h39

No Pará, a Prefeitura de Parauapebas abriu concurso para preencher 1.311 postos imediatos em diversas áreas. Profissionais formados em todos os níveis de escolaridade podem participar do processo seletivo. 
Aqueles que completaram o ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de agente de combate às endemias (100 vagas) e eletricista (20). O vencimento de ambas as posições é de R$ 1.091,46 mensais.
Com remunerações que vão de  R$ 1.346,09 a R$ 2.070,91, as funções de auxiliar administrativo (815), técnico de enfermagem (168), técnico de enfermagem do trabalho (2) e técnico em segurança do trabalho (4) são voltadas para os candidatos com diploma do nível médio/técnico.
Já os diplomados no ensino superior podem optar entre as carreiras de administrador (15), assistente social (48), economista (1), enfermeiro (71),  engenheiro civil (12), engenheiro eletricista (5), engenheiro sanitarista (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), médico do trabalho (1), nutricionista (16), psicólogo (29) e sociólogo (2). Os salários oferecidos chegam a R$ 5.537,88.
Participação – O período de inscrição para o concurso é diferente para cada cargo. As funções que exigem ensino superior aceitam inscrições até 22 de dezembro; aquelas que pedem níveis fundamental e médio/técnico inscrevem até 6 de janeiro do ano que vem. Para todas as ocupações, a maneira de se cadastrar no certame é a mesma: por meio do site da Fadesp (www.fadesp.org.br).
Além do cadastro, os candidatos devem pagar uma taxa que varia de R$ 40 a R$ 70. 
Processo seletivo – Assim como as inscrições, as provas objetivas foram marcadas para datas diferentes. Graduados farão seus testes de múltipla escolha em 25 de janeiro. Já os demais profissionais inscritos no processo seletivo farão os seus exames em 8 de fevereiro.

Sobre Prefeitura Parauapebas

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.