A prova objetiva será aplicada na data provável de 1° de fevereiro de 2015
Douglas Terenciano Publicado em 12/12/2014, às 14h05
A Prefeitura de Piracicaba, cidade situada no Estado de São Paulo e a cerca de 159 km da capital, publicou edital de concurso visando ao preenchimento de 26 oportunidades na carreira de guarda civil municipal. O salário oferecido é de R$ 1.539,17.
Para se inscrever é necessário ter ensino fundamental completo, ao menos 21 anos de idade, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, estar quites com as obrigações eleitorais e militares, além de não apresentar condenação criminal no trânsito e/ou antecedentes criminais.
Destaque: Prova Anterior da Prefeitura.
Do total de vagas oferecidas, 19 são destinadas a candidatos do sexo masculino, duas ofertas para o sexo feminino, quatro para afrodescendentes e uma chance será preenchida por pessoa com deficiência.
Os selecionados serão responsáveis por atuar no auxílio ao público; promover a vigilância de logradouros públicos; promover a fiscalização da utilização adequada dos parques, praças e outros bens de domínio público, evitando sua depredação; promover a vigilância das áreas de preservação de meio ambiente, patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico do Município; observar os demais deveres e obrigações do município; além de executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 1° de fevereiro de 2015, em locais e horários a serem divulgados no site www.piracicaba.sp.gov.br. Nos testes, os concorrentes responderão questões sobre língua portuguesa e interpretação de textos, matemática e raciocínio lógico, atualidades, legislação de segurança pública e conhecimentos específicos.
Os aprovados serão submetidos a etapas de avaliação de capacitação física, exame psicotécnico, pesquisa social, inspeção de saúde e curso de formação.
Interessados devem efetuar inscrições no período de 12 a 16 de janeiro, no site www.publiconsult.com.br. A taxa custa R$ 15 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 4141-2327.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.