Trombudo Central abre concurso com vaga de agente

Candidatos com nível fundamental podem participar do concurso da Prefeitura de Trombudo Central para o cargo de agente comunitário de saúde. Inscrições já estão abertas

Yahell Bonfim   Publicado em 11/08/2016, às 15h21

A Prefeitura de Trombudo Central, localizada no Estado de Santa Catarina, lançou edital de concurso público para preencher uma vaga temporária para início imediato, além de oportunidades para cadastro de reserva, no cargo de agente comunitário de saúde.
A função exige ensino fundamental e conhecimentos específicos na área de atuação. O salário oferecido é de R$ 1.096,34 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
As principais atividades do candidato aprovado serão as seguintes: realizar mapeamento; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos à situação de risco; identificar áreas de risco; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; realizar ações e atividades, no nível de sua competência, nas áreas prioritárias da Atenção Básica; realizar, por meio de visitas domiciliares, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; estar sempre bem informado e informar aos demais membros da equipe a situação das famílias acompanhadas, particularmente daquelas em situação de risco; desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, para promoção da saúde e prevenção de doenças; promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; convidar a população para atividades coletivas realizadas pela equipe; participar de campanhas de vacinação; participar, em caráter excepcional, de campanhas de controle de endemias e epidemias, mediante convocação de setor responsável; atender as normas de higiene e segurança de trabalho; e executar outras atividades correlatas.

Inscrições e provas


As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 9 de setembro, das 8h às 12h, nas dependências da Secretaria Municipal de Administração – Departamento de Pessoal (Praça Arthur Siewerdt, 01 – Centro). A taxa de participação do concurso da Prefeitura de Trombudo Central custa R$ 30.
Os inscritos farão prova objetiva no dia 24 de setembro, às 9h, e terá duração de duas horas e trinta minutos. O exame terá 24 questões de múltipla escolha, sendo 14 de conhecimentos específicos, cinco de língua portuguesa e cinco de matemática.

Sobre Prefeitura Trombudo Central

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.