Prefeitura de Adustina/BA tem concurso com 70 vagas

Edital de concurso da Prefeitura de Adustina tem ofertas para diversos cargos, com advogado, enfermeiro, médico, agente administrativo, motorista, entre outros

Camila Diodato   Publicado em 12/11/2015, às 14h58

Localizada no Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Adustina inscreve até amanhã, dia 13, para o concurso público que oferece 70 oportunidades distribuídas em carreiras de todos os níveis de escolaridade.


O ensino fundamental incompleto é o requisito das profissões de gari (10 vagas), guarda municipal (10) e motorista (4). Os vencimentos iniciais correspondem a R$ 788 para todas as funções. 
Quem concluiu o nível fundamental pode pleitear as colocações de agente de saúde – endemias (10), atendente de farmácia (1) e auxiliar de enfermagem (4). O agente receberá R$ 1.014 por mês, enquanto os outros dois farão jus a um valor mensal de R$ 788. 
A ocupação de agente administrativo (7) destina-se aos candidatos com ensino médio e apresenta salário de R$ 788. Já o emprego de técnico de enfermagem – saúde (4) exige curso técnico, sendo que a remuneração também equivale a R$ 788. 
Para concorrer ao posto de professor I – especialista em braille (1), é necessário ter nível médio e, no mínimo, 40 horas de cursos em braille (pode ser utilizado o histórico escolar, caso tenha a disciplina braille na grade da graduação). O vencimento é de R$ 958,89. 
As demais ofertas são para os cargos de advogado (1), assistente social (1), enfermeiro (5), médico (4), cardiologista (1), ginecologista (1), ortopedista (1), pediatra (1), veterinário (1), odontólogo (2) e psicólogo (1). A Prefeitura de Adustina paga entre R$ 1.350 e R$ 10.000 para as pessoas que atuarem em tais empregos que precisam de formação superior

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Adustina


Os interessados no edital devem preencher a ficha de participação no site da Planejar Consultoria (www.planejarconcursos.com.br), a banca organizadora. São cobradas taxas de R$ 35, R$ 50 ou R$ 80, de acordo com o nível de escolaridade. 
Todos concorrentes passarão por testes objetivos com 30 questões de múltipla escolha no dia 6 de dezembro, em locais e horários a serem divulgados oportunamente pela Planejar Consultoria. Haverá, ainda, exames práticos para motorista; análise de títulos para os postos de nível superior; e curso introdutório para agente de endemias. 

Programa para os cargos de níveis médio e técnico


Conteúdo comum para os dois cargos: 
Língua portuguesa - Interpretação de textos; ortografia; acentuação gráfica; divisão silábica; flexão nominal; tempos e modos verbais; emprego de palavras invariáveis; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; emprego da crase, pontuação; semântica; morfologia: prefixos e sufixos; classes de palavras e mecanismo de flexão; colocação pronominal. Sintaxe; análise sintática: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; oração coordenada e subordina. 
Matemática - Equação do 1.º e 2º grau; conjuntos numéricos; operações com números naturais; expressão simples e composta; divisibilidade; múltiplos e diversos; fatoração, problemas com quatro operações, MDC e MMC; fração ordinária; potências e raízes; grandezas proporcionais; razão; porcentagem; juros; regra de três simples e composta; desconto; números primos; sistema métrico decimal: (comprimento, superfície, volume, capacidade e massa); Gráficos. Potenciação, Radiciação, função, quadrática e problemas. 
Conhecimentos de informática - Conceitos básicos; hardware e software; sistema operacional Windows 7 e 8; editor de texto Word; planilha eletrônica Excel; conceitos e serviços relacionados à internet, intranet e extranet; Internet Explorer; correio eletrônico; cópia de segurança (backup); conceito e organização de arquivos (pastas/diretórios); noções básicas de armazenamento de dados. 
Conhecimentos gerais/atualidades - Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, científico, econômico e social no Brasil e no mundo. Princípios de organização social, cultural, saúde, meio ambiente, política e econômica brasileira. Análise dos principais conflitos nacionais e mundiais. Assuntos de interesse geral - nacional ou internacional - amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local - rádio, televisão, jornais, revistas e/ou internet. 
Conhecimentos específicos: 
Agente administrativo - Planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação de missões, objetivos, atividades da administração pública. Planejamento estratégico. Reforma e modernização na administração pública. Habilidades gerenciais básicas: percepção; motivação; comunicação e liderança; conflitos e negociação; tomada de decisões; eficiência, eficácia e efetividade. A atividade administrativa: princípios básicos (legalidade, moralidade, impessoalidade e finalidade, razoabilidade, publicidade e eficiência). Avaliação de desempenho. Desenvolvimento gerencial. Funções administrativas: planejamento e organização. Correspondência oficial. Informações em processos. Administração de pessoal, de material, contábil e financeiro. Lei das licitações e contratos: lei 8.666 de 21/06/93 e modificações noções de relações humanas. Correspondência: conceitos, divisão e elementos; correspondência empresarial: conceitos, documentos; princípios básicos de arquivologia; formas de tratamento e atendimento; liderança pessoal; normas de conduta; hierarquia funcional; direitos e deveres do funcionário; relações humanas no trabalho. Conceitos gerais de informática e microinformática. Noções de Sistemas Operacionais: ferramentas do Windows Vista, 7, 8: painel de controle; impressoras; Internet Explorer; correio eletrônico. Funcionamento do computador. Conhecimentos teóricos e práticos de Word, Excel. 
Técnico de enfermagem - Políticas públicas de saúde no Brasil: evolução histórica; Sistema Único de Saúde (SUS). Ética e legislação em enfermagem: princípios básicos de ética; regulamentação do exercício profissional; código de ética dos profissionais de enfermagem. Técnicas básicas de enfermagem: sinais vitais; mensuração de altura e peso; assepsia e controle de infecção. Biossegurança; administração de medicamentos (noções de farmacologia, cálculo para dosagem de drogas e soluções, vias de administração e cuidados na aplicação, venoclise); prevenção de úlceras de pressão; sondagens gástrica e vesical; coleta de material para exames laboratoriais; oxigenioterapia; curativo; administração de dietas oral e enteral. Enfermagem médico-cirúrgica: cuidados de enfermagem ao paciente com distúrbios endócrinos, cardiovasculares, pulmonares, autoimunes e reumatológicos, digestivos, neurológicos e do sistema hematopoiético; preparo, acondicionamento e métodos de esterilização e desinfecção de materiais; atendimento de emergência: parada cardiorrespiratória, corpos estranhos, intoxicações exógenas, estados convulsivos e comatosos, hemorragias, queimaduras, urgências ortopédicas; vias de transmissão, profilaxia e cuidados de enfermagem relacionados a doenças transmissíveis e parasitárias. Enfermagem materno-infantil: assistência à gestante no período pré-natal, pré-parto, parto e puerpério; complicações obstétricas; recém-nascido normal e patológico; crescimento e desenvolvimento da criança; aleitamento materno; doenças da primeira infância. Enfermagem em saúde pública: imunização básica na infância; vigilância epidemiológica; atenção à saúde da criança e do adolescente, do adulto, da mulher e do idoso.

Sobre Prefeitura Adustina

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.