Bandeirantes/PR: inscrições terminam nesta sexta (25)

Todas as ofertas da Prefeitura de Bandeirantes serão para o cargo de agente de combate a endemias, que requer ensino fundamental. As provas objetivas acontecerão em 11 de outubro

Camila Diodato   Publicado em 25/09/2015, às 11h03

Encerra-se nesta sexta-feira (25) o período de inscrições do concurso da Prefeitura de Bandeirantes, no Estado do Paraná, que visa ao preenchimento de 30 vagas na carreira de agente de combate a endemias. O interessados devem preencher a fica cadastral no site da Fafipa (www.fundacaofafipa.org.br) e pagar uma taxa no valor de R$ 30.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender ao requisito de possuir ensino fundamental completo. A Prefeitura de Bandeirantes/PR pagará salário de R$ 1.014 para quem exercer a profissão.

No dia 11 de outubro, todos os concorrentes serão submetidos às provas objetivas com 30 questões, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática e 20 de conhecimentos gerais/atualidades. Os locais de aplicação dos testes serão divulgados oportunamente pela Fafipa.

Atribuições do agente de combate a endemias


O servidor que exerce o cargo tem como tarefas: realizar visitas às residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e outros, além de vistoriar terrenos baldios, identificar e eliminar focos e criadouros, realizando tratamento focal com a aplicação de larvicida (organofosforado) em vasos de plantas, pneus, tambores e outros ambientes favoráveis a pesquisa larvária. Fazer junto à população orientação sobre a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e como evitar a sua disseminação, sem exceção, em todas as visitas. Será o responsável pelo preenchimento de formulários, atualizando mapeamento e participando de reuniões e treinamentos, e proferir palestras e outras atividades de educação em saúde, bem como, outras atividades inerentes à função.

Programa do concurso da Prefeitura de Bandeirantes/PR


Língua portuguesa - Análise e interpretação de texto (compreensão global; ponto de vista do autor; ideias centrais desenvolvidas em cada parágrafo, inferências); elementos de coesão e coerência textual; ortografia oficial (acentuação gráfica, letra e fonema, sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos); emprego das classes de palavras; semântica (sinônimos e antônimos, significação das palavras, sentido conotativo e denotativo).

Matemática - Raciocínio lógico e matemático: números naturais; operações fundamentais; números fracionários; números decimais; multiplicação e divisão com 2 e 3 números no divisor. Resolução de situações problema.

Conhecimentos gerais - História do município de Bandeirantes e do Estado do Paraná. Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento, juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Cultura e sociedade brasileira: artes, arquitetura, cinema, jornais, revistas, televisão, música e teatro.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.