Oportunidades exigem apenas o ensino fundamental completo e apresentam salário de R$ 795 para trabalhar 40 horas semanais. Inscrições já podem ser realizadas pela internet.
A
Prefeitura de Belo Horizonte, no Estado de
Minas Gerais, está com inscrições abertas para a contratação de 246 profissionais para trabalhar como agente comunitário de saúde. Do total de oportunidades, 25 são reservadas para pessoas com deficiência.
A profissão exige o
ensino fundamental completo e também que o candidato resida na área da comunidade distrital em que deseja atuar desde a data de publicação do edital, ocorrida no dia 2 de dezembro de 2014. O salário oferecido para o cargo é de R$ 795,44 para uma jornada de trabalho de 8 horas diárias e 40 horas semanais.
As áreas distritais de atuação com vagas disponíveis são as de Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova.
O
agente comunitário de saúde é responsável pela utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade, promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva, registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças, e outros agravos à saúde, estímulo a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde, realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família e participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.
Participação e provas
Os interessados têm até o dia 19 de março para se cadastrar no processo seletivo pelo site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – Funcab (www.funcab.org). As inscrições só serão efetivadas após o pagamento da taxa no valor de R$ 20.
A seleção será realizada por meio de prova objetiva com 35 questões sobre conhecimentos básicos de saúde pública e conhecimentos específicos. O exame será aplicado na data provável de 10 de maio.
Os aprovados no exame objetivo serão convocados para realizar o Curso Introdutório de Formação Inicial, que tem duração de um dia e carga horário de oito horas. Os candidatos só serão aprovados no concurso público se tiverem concluído com aproveitamento o Curso, com 100% de frequência.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.