Prefeitura de Belo Horizonte/MG: concurso com 65 vagas

Inscrições no concurso público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte poderão ser realizadas no período de 16 a 18 de maio. Vagas são para profissionais de nível médio e superior

Patricia Lavezzo   Publicado em 13/05/2016, às 10h43

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, localizada no Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso que visa preencher 65 vagas temporárias, além de formação de cadastro reserva (CR). As ofertas são para atividades do Cadastro Único e do programa Bolsa Família da Secretaria Municipal de Políticas Sociais. 
Quem possui o ensino médio pode se inscrever no cargo de entrevistador social do Cadastro Único e programa Bolsa Família (60 vagas), com salário inicial de R$ 1.724,99. 
Aqueles que possuem o nível superior estão aptos na carreira de técnico de nível superior do Cadastro Único e programa Bolsa Família (5), com remuneração de R$ 4.028,54.

Inscrições e provas


Interessados em participar do concurso da Prefeitura de Belo Horizonte poderão se inscrever no período de 16 a 18 de maio. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico: www.pbh.gov.br/processoseletivo
O processo seletivo constará de duas etapas: avaliação objetiva apenas para o cargo de ensino médio e prova de títulos para o posto de nível superior. 

Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Belo Horizonte/MG

VIDEOAULA PARA PREFEITURASPROVA ANTERIOR DE PREFEITURAS
A prova objetiva será aplicada no município de Belo Horizonte no dia 5 de junho. Ela será composta por 30 questões de múltipla escolha, com duração de duas horas. 
Toda documentação referente à avaliação de títulos deverá ser entregue na Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, situada na Avenida Augusto de Lima, nº 30, 1º andar, Centro, no período de 16 a 18 de maio, das 9h às 16h30. 

Atribuições dos cargos


Entrevistador social - Consultar, operar e monitorar dados e informações registradas em documentos/formulários físicos/eletrônicos e nos sistemas web/online relacionados ao Cadastro Único (sistema V7), programa Bolsa Família e programas usuários (SICON, SIBEC, sistema presença e PBF – Data SUS) de acordo com as normas e fluxos operacionais estabelecidos pelos órgãos federais (MDS, CEF) e municipais (gerências e unidades) afins; registrar e controlar o fluxo de documentos e as rotinas de trabalho nos bancos de dados relativos ao Cadastro Único e programa Bolsa Família; acompanhar calendário operacional do Cadastro Único e programa Bolsa Família; entre outras. 
Técnico de nível superior - Planejar, monitorar e avaliar ações do Cadastro Único, programas usuários e de benefícios do programa Bolsa Família; emitir, analisar e monitorar processos para regularização de benefícios e/ou Cadastro Único, através de manutenção dos sistemas utilizados; planejar, participar e/ou coordenar reuniões de equipe, com famílias, grupos de trabalho e capacitações; orientar, monitorar e acompanhar entrevistadores sociais e estagiários na execução das tarefas a eles destinadas (atualizações, averiguações e revisões cadastrais com ou sem visita domiciliar, encaminhamentos para cursos); contribuir na elaboração de projetos, metodologias, instrumentais e fluxos do Cadastro Único e programa Bolsa Família; atuar no atendimento às gerências regionais, inclusive presencialmente, no suporte à divulgação, monitoramento e avaliação das informações gerais sobre o Cadastro Único, programas usuários e programa Bolsa Família, realizando as intervenções e articulações intersetoriais necessárias; entre outras. 

Sobre Prefeitura de Belo Horizonte

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.