Concurso com 17 vagas na Prefeitura de Bertioga/SP

O concurso da Prefeitura de Bertioga recebe inscrições presenciais até 19 de fevereiro. As ofertas são para agente de combate às endemias com salários de R$ 1 mil

Cintia Amaro   Publicado em 15/02/2016, às 11h29

Localizada a cerca de 121 km da capital paulista, a cidade de Bertioga recebe inscrições de concurso para o preenchimento de 17 oportunidades na prefeitura.
Todas as 17 chances são para o cargo de agente de combate às endemias com ensino fundamental completo. Uma das vagas está reservada para pessoas com deficiência.O salário oferecido no certame é de R$ 1.014 ao mês para jornadas com 40 horas de trabalho semanal.
As inscrições seguem abertas até o dia 19 de fevereiro, de forma presencial, no setor de atendimento ao contribuinte da Prefeitura de Bertioga/SP, na rua Luiz Pereira de Campos, 901, centro. A taxa de participação será recebida em 2kg de alimentos não perecíveis; exceto açúcar e sal.
Todos os inscritos no processo seletivo passarão por prova objetiva no dia 28 de fevereiro, às 9h, em locais a serem divulgados no site da Prefeitura de Bertioga (www.bertioga.sp.gov.br).

Conteúdo programático do concurso de Bertioga/SP

Língua Portuguesa: interpretação de texto; ortografia oficial; acentuação gráfica; as classes gramaticais; concordância verbal e nominal; pronomes: emprego e colocação e regência nominal e verbal; e, noções da norma culta da língua portuguesa na modalidade escrita. 
Matemática: conjunto dos números naturais, inteiros e racionais relativos (formas, decimal e fracionária): propriedades, operações e problemas; grandezas proporcionais - regra de três simples; porcentagem e juro simples – resolvendo problemas; sistema monetário brasileiro; sistema decimal de medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); e, figuras geométricas planas: perímetros e áreas – problemas.
Conhecimentos gerais: noções básicas sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis noções básicas sobre medidas de prevenção para controle de doenças transmissíveis; noções básicas sobre as doenças transmitidas por vetores e as medidas de prevenção dessas doenças; noções básicas sobre doenças de notificação obrigatória: tuberculose, leptospirose, vetor da dengue, febre de chikungunya, zika vírus, febre amarela, aids, malária, leishmaniose, doença de chagas, esquistossomose, hepatite b/c, sarampo, tétano, hanseníase; noções básicas sobre saneamento e meio ambiente; conhecer calendário básico de vacinação da criança; princípios e diretrizes do sistema único de saúde e a lei orgânica da saúde- n4 8080, de 19 de setembro de 1990; atribuições do agente de combate às endemias (lei complementar municipal nº 100, de 06 de fevereiro de 2014)
Conhecimentos históricos: (conteúdo disponível em: www.bertioga.sp.gov.br).
Caracterização do município de Bertioga: localização geográfica; aspectos socioeconômicos; aspectos fisiográficos; geologia; e, recursos hídricos; história do município de Bertioga: da emancipação até os dias atuais; principais fatos históricos ocorridos no município; política: história política do município; emancipação política; poder executivo municipal;gestões administrativas; e, poder legislativo municipal.

Sobre Prefeitura Bertioga

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.