Boa Vista/RR abre concurso público com 552 vagas

Oportunidades do novo concurso da Prefeitura de Boa Vista estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias

Camila Diodato   Publicado em 05/09/2016, às 11h25

Um total de 552 vagas, sendo 435 para cadastro reserva (CR) de pessoal, está disponibilizado no concurso da Prefeitura de Boa Vista, localizada no Estado de Roraima. 
Todas as oportunidades se destinam aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental. Os salários iniciais oferecidos correspondem a R$ 1.040 para jornadas de 40 horas semanais.
Das chances imediatas, 74 são para o cargo de agente comunitário de saúde e 25 para agente de combate a endemias. Com relação aos postos de CR, 303 ficam para o primeiro emprego e 150 para o outro.
Os interessados no concurso Prefeitura de Boa Vista podem se inscrever a partir das 14h desta segunda-feira, dia 5, até as 23h59 de 22 de setembro no site do Idecan (www.idecan.org.br), a banca organizadora. 
Para efetivar a participação no processo seletivo será necessário realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 57 até 23 de setembro em qualquer agência bancária.

Triagem do concurso Prefeitura de Boa Vista


O Idecan aplicará provas objetivas com questões de múltipla escolha para fazer a triagem dos participantes. Marcadas para 23 de outubro, as avaliações terão 40 perguntas, sendo dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico-matemático, dez de sistema único de saúde e 15 de conhecimentos específicos.
Com duração máxima de três horas, os testes objetivos ocorrerão em locais a serem revelados a partir de 17 de outubro no site da empresa organizadora. Os exames para agente de combate de endemias acontecerão no período da manhã, das 9h às 12h, enquanto as provas para agente comunitário de saúde serão à tarde, das 14h30 às 17h30.

Atribuições dos cargos


Agente de combate a endemias – Tem como dever o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) e sob supervisão do gestor de cada ente federado. 
Agente comunitário de saúde – É responsável pelo exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e sob supervisão municipal, não sendo permitido desvio de cargo.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.