Campestre do Maranhão/MA oferece vagas de nível médio

O concurso da Prefeitura de Campestre do Maranhão tem chances para guarda municipal e agente de trânsito. As inscrições serão aceitas até o dia 7 de outubro no site da banca organizadora

Camila Diodato   Publicado em 06/10/2015, às 16h07

A Prefeitura de Campestre do Maranhão, município maranhense com cerca de 14.028 habitantes, segundo IBGE 2015, inscreve para dez vagas destinadas a cargos com exigência de ensino médio completo, idade máxima de 35 anos e CNH “AB”.

Do total de oportunidades, seis são para a carreira de guarda municipal e quatro para agente de trânsito. Os vencimentos iniciais correspondem ao valor de R$ 788.

Todos os candidatos interessados deverão preencher a ficha de inscrição até o dia 7 de outubro no site do ISEADH (www.iseadh.com.br) e pagar uma taxa de R$ 85.

O processo seletivo ocorrerá por meio de cinco fases: provas escrita e discursiva; teste físico; avaliação psicológica; comprovação de requisitos e exames médicos; e curso específico de formação profissional.

As avaliações objetivas constarão de 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos. A parte discursiva consistirá em uma redação. Os dois testes serão aplicados em 25 de outubro, a partir das 8h, em locais a serem divulgados oportunamente pela ISEADH.

O concurso da Prefeitura de Campestre do Maranhão terá validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final. Este período poderá ser prorrogado pelo mesmo tempo a critério da Administração.

Atribuições dos cargos do concurso de Campestre do Maranhão/MA


Guarda municipal – Realizar policiamento comunitário preventivo e permanente dos espaços públicos, orientado para a solução de problemas, interagindo com as polícias estaduais e federais no município, agindo junto à comunidade e promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos; entre outras tarefas.

Agente de trânsito - Orientar e prestar informações a qualquer cidadão sobre normas de trânsito; executar a fiscalização do trânsito em geral e de veículos que fazem o transporte escolar rural e urbano, moto­táxi, transporte coletivo de passageiros, táxi, ciclomotores, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis por infrações de circulação, estacionamento e parada; entre outras tarefas.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.