Prefeitura de Capelinha/MG vai contratar 20 agentes

Vagas do concurso da Prefeitura de Capelinha são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de endemias. As inscrições começam em 23 de novembro

Camila Diodato   Publicado em 19/11/2015, às 15h02

A Prefeitura Municipal de Capelinha, no Estado de Minas Gerais, promove concurso que visa ao preenchimento de 20 vagas com exigência de nível fundamental completo e apresenta salário inicial de R$ 1.024.

Do total de oportunidades, 12 são para a função agente comunitário de saúde. As demais oito chances destinam-se ao emprego de agente de endemias.

As inscrições do concurso da Prefeitura de Capelinha começam em 23 de novembro e terminam no dia 30 do mesmo mês. O cadastro deverá ser feito pelo site da Elo Assessoria em Serviços Públicos (www.eloassessoriaeservicos.com.br) ou pessoalmente no Prédio da Rodoviária (praça do Povo, nº 50, 2º andar, sala 2, Centro), de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A taxa de participação custa R$ 50.


Todos os concorrentes passarão por testes objetivos no dia 20 de dezembro, a partir das 9h, em locais a serem divulgados oportunamente pela banca organizadora. As provas constarão de 30 questões, sendo dez de português, dez de conhecimentos gerais e dez de conhecimentos específicos.

Atribuições dos cargos do concurso de Capelinha/MG


Agente comunitário de saúde - O exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal; a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.
Veja também:Concurso aberto com 301 vagas em Verdelândia/MGPrefeitura de Januária/MG lança edital para 433 vagas
Agente de endemias - O exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do sus e sob supervisão do gestor municipal.

Conteúdo programático


Língua portuguesa - Leitura, compreensão, interpretação, gênero, objetivo e meio de circulação de textos diversos (dentre outros, bulas, provérbios, charges, receitas médicas e culinárias, notícias, tirinhas, cartuns, anúncios, reportagens, contos, fábulas...); pontuação; acentuação gráfica; encontros vocálicos e consonantais; divisão silábica; sílaba tônica; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; classes de palavras (artigo, substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, pronome, preposição...), suas flexões, classificações e emprego. Frase, oração e período: termos principais da oração (classificações). Novo acordo ortográfico.

Conhecimentos gerais - Política e Economia mundiais. Sociedade (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, televisão, educação, saúde, esporte, gastronomia...). História e geografia mundiais. Descobertas e inovações científicas e tecnológicas. Meio ambiente.

Conhecimentos específicos (agente comunitário) - Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; promoção, prevenção e proteção à saúde; princípios e diretrizes do SUS; cadastramento familiar e territorial; conceito de territorialização, micro área e área de abrangência; indicadores epidemiológicos; conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em saúde coletiva; estratégia de avaliação em saúde; conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; conceitos de acessibilidade, equidade e outros; principais problemas de saúde da população e recursos existentes para enfrentamento dos problemas; intersetorialidade: conceito e dinâmica político-administrativa do município; noções de ética e cidadania; saúde da criança, adolescente; instrumentos de avaliação de indicadores de saúde adulto e idoso; sistema de informação da atenção básica; conceito da estratégia saúde da família. Visita domiciliar; constituição de equipe da saúde da família; controle social; atribuições específicas do agente comunitário de saúde – ACS; objetivos da estratégia saúde da família; a estratégia saúde da família, como re-orientadora do modelo de atenção básica à saúde; sistema de informação em saúde.

Conhecimentos específicos (agente de endemias) - Dengue - definição da doença, agente etiológico; vetores, ciclo de vida dos vetores, controle de vetores; modo de transmissão da doença, período de incubação; manifestações da doença, complicações; notificação; orientações de tratamento sintomático; prevenção; medidas de controle; atribuições do agente de controle de endemias especificamente no controle da dengue; equipamentos de proteção individual (EPI) no trabalho do agente de controle de endemia. Malária - definição da doença, agente etiológico; vetor ciclo de vida do vetor; modo de transmissão da doença; manifestações da doença; diagnóstico, gota espessa; notificação da doença; medidas de controle e prevenção da doença. Leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral americana (calazar) - definição das doenças, agentes etiológicos; vetores; reservatórios dos parasitas que provocam as doenças; modos de transmissão das doenças; principais manifestações das doenças; medidas gerais de controle e prevenção. Doença de chagas - definição da doença, agente etiológico; vetores; reservatórios; formas de transmissão; medidas de controle e prevenção da doença; cólera - definição da doença, agente etiológico; formas de transmissão da doença; medidas de prevenção e controle; cuidados após mordida de animais peçonhentos. Importância da higiene na manipulação de alimentos, maneira correta de manipular. Definição dos termos endemia e epidemia, diferença entre eles, exemplos. O SUS e o agente de endemias, campo de atuação do SUS. Visita domiciliar como função do Agente de endemias no combate aos vetores. Importância, maneira correta de executar, ficha de visita, local de fixar a ficha de visitas após a inspeção.

Sobre Prefeitura Capelinha

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.