Prefeitura de Colmeia/TO lança edital com 101 vagas

Os salários oferecidos aos futuros servidores oscilam entre R$ 724 e R$ 8.500. As inscrições serão aceitas a partir de 27 de outubro e vão até 30 de novembro

Camila Diodato   Publicado em 23/10/2014, às 09h55

Município conhecido com a “Princesinha do Tocantins” e distante 226 km da capital tocantinense, Colmeia receberá 101 novos servidores, por meio de concurso público, para integrarem a equipe do quadro de pessoal da prefeitura.

Quem possui ensino fundamental completo tem a oportunidade de concorrer aos empregos de auxiliar de serviços gerais (30) e gari pesado (4). As remunerações correspondem a R$ 724 e R$ 880, respectivamente.

As pessoas quem terminaram o ensino fundamental podem se candidatar nas carreiras de operador de máquinas pesadas (2), tratorista (2) e motorista categoria “D e E” (12). O órgão paga entre R$ 1.000 e R$ 2.200 para tais postos.

Monitor de creche (8), assistente administrativo (9), técnico em enfermagem (6), técnico em saúde bucal (1), agente de endemias (4) e técnico de raios-X/radiologia (1) são cargos que requerem curso de nível médio. Os salários partem de R$ 724 e chegam a R$ 1.000.

Diploma de graduação habilita o cadastro nas ocupações de farmacêutico (1), enfermeiro padrão (4), professor de educação básica (12), médico PSF (2), psicólogo (1) e assistente social (2). Para os empregos de nívelsuperior são oferecidos vencimentos que ficam entre R$ 1.697,39 e R$ 8.500.

Participação e triagem – Quem estiver interessado em pleitear um posto deverá se inscrever no período de 27 de outubro a 30 de novembro na página eletrônica da Amiga Pública (www.amigapublica.com.br/concursos), que é a organizadora do certame. As taxas de cadastro custam entre R$ 50 e R$ 110.

O processo seletivo constará de aplicação de exames objetivos com 30 questões e análise de títulos, sendo que esta última etapa se destina apenas aos cargos de nível superior. As avaliações objetivas estão marcadas para ocorrer em 11 de janeiro de 2015.

As perguntas das provas objetivas versarão sobre língua portuguesa e conhecimentos gerais/regionais/atualidades e conhecimentos específicos. Fora esses temas, os testes para as carreiras de níveis médio e superior ainda terão questões relacionadas a fundamentos da informática.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.