Concurso da Prefeitura de Coruripe/AL oferece 13 vagas

O concurso da Prefeitura de Coruripe tem chances para salva-vidas, combeiro e agente de trânsito com salários entre R$ 880 e R$ 1 mil. Inscrições até 29 de julho

Cintia Amaro   Publicado em 19/07/2016, às 12h07

No Estado de Alagoas, a Prefeitura de Coruripe segue recebendo inscrições de concurso para o preenchimento de 13 oportunidades em três cargos. Candidatos de níveis fundamental e médio podem confirmar participação no certame até o dia 29 de julho. Para isso é preciso preencher a ficha de cadastro que está disponível no site da organizadora, www.mastel-al.com.br; e pagar a taxa no valor de R$ 40 para nível fundamental e de R$ 60 para nível médio. 

Carreiras na Prefeitura de Coruripe/AL

Para concorrer ao posto de salva-vidas (10 vagas), é preciso ter ensino fundamental completo, curso de guarda-vidas civil e saber nadar. A remuneração é de R$ 880. 
Aqueles que possuem nível médio completo podem concorrer no certame como agente de trânsito – com carteira nacional de habilitação “AB” (2 chances) ou como bombeiro civil – com curso técnico na área de atuação (1 vaga). Para estes cargos, a Prefeitura de Coruripe/AL oferece salários de R$ 1.000, cada. 

Provas do concurso de Coruripe/AL

Todos os inscritos no processo seletivo farão prova objetivas no dia 14 de agosto, em locais e horários a serem divulgados com antecedência. Quem concorrer como salva-vidas de Coruripe responderá questões sobre língua portuguesa (15), matemática (15) e conhecimentos gerais e atualidades (10); já para quem disputar as colocações de agente de trânsito e bombeiro civil haverá testes sobre língua portuguesa (10), informática (5), legislação (5), conhecimentos específicos (10) e conhecimentos gerais e atualidades (10).Os classificados na primeira etapa passarão ainda por teste de aptidão física me data a ser informada.

Atribuições dos cargos 

Salva-vidas - Realizar tarefas de vigilância e salvamento na orla marítima do município, observando banhistas para prevenir afogamentos e salvar vidas; orientar banhistas com animais na praia e práticas esportivas; realizar patrulhamento marítimo com embarcação de propulsão a motor, orientar banhistas, prestar informações gerais e turísticas, participar de reuniões e elaborar relatório, responsabilizar-se pelo controle e utilização de equipamentos e materiais colocados à sua disposição; desempenhar outras atividades correlatas à sua função.
Agente de trânsito - Exercer plenamente o poder de polícia de trânsito em todo âmbito do município, direta ou concomitantemente com convênios firmados pelo município; representar a autoridade competente contra infrações criminais de que tenha ciência em razão do cargo; averiguar denúncias e reclamações relativas à circulação e o trânsito de veículos, em colaboração com a autoridade policial; realizar estudos para levantamento de necessidades de melhoria dos procedimentos adotados, em assuntos relativos às atribuições de suas competências específicas; emitir pareceres e relatórios relativos às questões referentes às suas atribuições; lavrar autuação por infração de trânsito e demais atos correlatos no pleno exercício do poder de polícia administrativa, nas áreas sob jurisdição do órgão executivo de trânsito do município e naquelas em que haja convênio com a autoridade competente; colaborar com a observância do código nacional de trânsito e executar demais atividades afins conforme determinação de seus superiores; exercer outras atividades de natureza fiscalizadora que lhe forem atribuídas, na forma da legislação vigente; desempenhar outras atividades correlatas à sua função.
Bombeiro civil - Ações de prevenção: avaliar os riscos existentes; elaborar relatório das irregularidades encontradas; treinar a população para o abandono da edificação; inspecionar periodicamente os equipamentos de proteção; planejar ações de pré-incêndio; vistoriar as válvulas de controle do sistema de chuveiros automáticos; implementar plano de combate a abandono. Ações de Emergência: Identificar a situação; auxiliar no abandono da edificação; combater os incêndios em sua fase inicial; atual no controle de pânico; praticar salvamento aquático; prestar os primeiros socorros a feridos; estar sempre em condições de auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar, entre outras relacionadas à profissão; desempenhar outras atividades correlatas à sua função

Sobre Prefeitura Coruripe

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.