Cotia/SP reúne 20 vagas para advogado municipal

Inscrições no concurso público da Prefeitura Municipal de Cotia, situada na região metropolitana de São Paulo, poderão ser realizadas no período de 20 de junho a 28 de julho

Patricia Lavezzo   Publicado em 16/06/2016, às 16h59

Na região metropolitana de São Paulo, a apenas 36,6 km da capital, a Prefeitura de Cotia lançou edital de concurso público com 20 vagas para o cargo de advogado municipal da secretaria municipal de assuntos jurídicos e defesa da cidadania. Desse total, uma é reservada a pessoas com deficiência. 
Para ingressar na profissão de advogado municipal é necessário possuir o nível superior em direito; registro profissional no órgão de classe e experiência mínima de três anos em qualquer carreira jurídica. O salário inicial é de R$ 5.896,80, com carga horária semanal de 40 horas. 

Participação no concurso de Cotia


Interessados poderão garantir a inscrição no concurso público da Prefeitura Municipal de Cotia no período de 20 de junho a 28 de julho. A ficha de cadastro estará disponível no site da Cetro Concursos(www.cetroconcursos.org.br). 
O valor da taxa de participação é de R$ 70. O pagamento do boleto bancário poderá ser efetuado até o dia 29 de julho. 
A avaliação objetiva será realizada na cidade de Cotia no dia 28 de agosto. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa e 40 de conhecimentos específicos. 
O concurso público também contará com peça processual, que será aplicada na mesma data da objetiva. No total, as duas provas terão duração de cinco horas. 

Atribuições do cargo 


Advogado municipal - assistir, coordenar, orientar e controlar as atividades do governo municipal em assuntos forenses e administrativos em geral, emitindo pareceres jurídicos nos assuntos que lhe forem submetidos; assistir, coordenar, orientar e controlar as atividades do governo municipal em assuntos relacionados à proteção ao consumidor e à defesa dos direitos constitucionais dos cidadãos, emitindo pareceres jurídicos nos assuntos que lhe forem submetidos; prestar assessoria e consultoria jurídica ao chefe do poder executivo municipal, aos secretários municipais e aos demais órgãos da administração municipal.

Sobre Prefeitura de Cotia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.