Florianópolis/SC oferece 25 vagas para guarda

Concurso da Prefeitura de Florianópolis para o cargo de guarda municipal prorrogou as inscrições até o dia 13 de agosto. As provas de habilidades e de conhecimentos ocorrerão em 18 de outubro

Camila Diodato   Publicado em 16/07/2015, às 14h31

A Prefeitura de Florianópolis, capital de Santa Catarina, prorrogou, até o dia 13 de agosto, as inscrições do concurso com 25 oportunidades para a carreira de guarda municipal. O posto requer ensino médio completo e habilitação nas categorias “A” e “B”.

Os futuros servidores farão jus a salários iniciais de R$ 1.370,80, acrescido de adicional de risco de vida correspondente a 50% deste valor.

Para garantir a participação no concurso da Prefeitura de Florianópolis/SC, os candidatos devem realizar a inscrição no site da Fepese (fpolisguardamunicipal.fepese.org.br). A taxa de cadastro custa R$ 100.

O processo seletivo de Florianópolis/SC constará de duas etapas. Na primeira, os concorrentes passarão por uma prova de habilidades e de conhecimentos; enquanto que a segunda compreenderá a aplicação de teste de aptidão física, exame de saúde, avaliação psicológica e questionário de investigação social.

A avaliação de habilidades ocorrerá em 18 de outubro, às 14h, em locais a serem divulgados no dia 9 de outubro no endereço eletrônico da Fepese.

O exame apresentará 40 questões, sendo cinco de língua portuguesa, dez de legislação, cinco de noções de administração, cinco de direito administrativo, cinco de direito constitucional, cinco de direito penal e cinco de direito processual penal.

Atribuições do guarda municipal


Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do município, prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social; colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas; exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, inclusive adotando medidas educativas e preventivas; cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades; interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades; integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando a contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal; garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas; entre outras funções.

Sobre Prefeitura de Florianópolis

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.