O concurso da Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas até o dia 3 de abril. A oferta é de 3.000 vagas para o posto de professor substituto
O
concurso da
Prefeitura de Fortaleza, localizada no Estado do
Ceará, está com
inscrições abertas para o posto de
professor substituto. A oferta é de
3.000 vagas, sendo 482 imediatas, 18 reservadas às pessoas com deficiência e 2.500 para formação de cadastro reserva (CR). A remuneração inicial por hora/aula trabalhada é de R$ 14,12, incluso o percentual de 20% referente à regência de classe.
Aqueles que têm o
nível superior completo e
licenciatura plena específica podem se
inscrever no
concurso da
Prefeitura de Fortaleza no posto de
professor substituto nas seguintes áreas: língua portuguesa (30 vagas + 151 CR), língua inglesa (24 + 112 CR), língua espanhola (3 + 8 CR), matemática (30 + 173 CR), ciências (6 + 128 CR), geografia (12 + 101 CR), história (12 + 125 CR), artes (6 + 51 CR), educação física (12 + 103 CR), religião (6 + 52 CR) e pedagogia (359 + 1.496 CR).
Processo seletivo da Prefeitura de Fortaleza
Quem pretende ingressar na
carreira de
professor substituto no
concurso da
Prefeitura de Fortaleza pode realizar a
inscrição até o dia
3 de abril, no site
www.fortaleza.ce.gov.br/imparh. O valor da taxa de participação é de R$ 90.
Composta por 40 questões de múltipla escolha, a
prova objetiva será aplicada na cidade de
Fortaleza e terá duração de três horas. No dia 24 de abril realizarão a avaliação os postos de professor substituto de área específica; já no dia 1° de maio será a vez de professor substituto pedagogo. Os candidatos que acertarem 50% das questões do concurso serão considerados aprovados.
Prepare-se para o concurso da Prefeitura de Fortaleza/CE
Videoaula para PrefeiturasProva Anterior de PrefeiturasAtribuições do professor substituto - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas/aula estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.