O concurso da Prefeitura de Igrejinha dispõe de oportunidades para a carreira de agente comunitário de saúde. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 18 de novembro no site da organizadora
Situada no Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Igrejinha já recebe as inscrições de concurso que visa ao preenchimento 20 vagas imediatas. O edital ainda apresenta formação de cadastro reserva (CR) de pessoal.
Todas as oportunidades se destinarão ao cargo de agente comunitário de saúde, sendo elas distribuídas nas seguintes áreas: Anita (CR), XV de Novembro (5+CR), Moinho (4+CR), Viaduto (5+CR), Acácias (CR), Vila Nova (1+CR), ESF Morada Verde (3+CR), PACS (1+CR) e PACS – Interior (1+CR).
Os candidatos interessados no concurso da Prefeitura de Igrejinha deverão dispor de ensino fundamental completo e residência na comunidade em que atuar. A remuneração oferecida corresponde a R$ 1.081,71 para jornadas de 40 horas semanais.
Para garantir a participação, os profissionais devem preencher o formulário cadastral até 18 de novembro pelo site da Objetiva Concursos (www.objetivas.com.br). A taxa de inscrição custa R$ 26,48.
Veja também:Prefeitura de Agudo/RS seleciona para 53 vagas
Haverá provas objetivas para todos os participantes no dia 20 de dezembro, em locais e horários a serem divulgados oportunamente pela Objetiva Concursos. Os testes constarão de 30 questões distribuídas entre as disciplinas de português (10), matemática (5) e legislação e conhecimentos específicos (15).
O processo seletivo público terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável pelo mesmo período, a critério do município de Igrejinha.
Atribuições do agente comunitário de saúde
Quem exercer o cargo deverá: realizar mapeamento de sua área de atuação; cadastrar e atualizar as famílias de sua área; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; realizar, através de visitas domiciliares, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; coletar dados para análise de situação das famílias acompanhadas; desenvolver ações básicas de saúde, de acordo com as necessidades levantadas no diagnóstico da comunidade, enfatizando as áreas de atenção à criança, à mulher, ao adolescente, ao trabalhador e ao idoso, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças; promover a educação em saúde e mobilização comunitária, visando uma melhor qualidade de vida, mediante ações de saneamento e melhorias do meio ambiente; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde; utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade de sua atuação; executar atividades de educação para saúde individual e coletiva; registrar, para controle das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; informar aos demais membros da equipe de saúde acerca da dinâmica social da comunidade, suas disponibilidades e necessidades; desenvolver outras atividades pertinentes à função do
agente comunitário de saúde de acordo com legislação e normas operacionais vigentes.
Conteúdo programático de conhecimentos básicos
Português - 1) Leitura e interpretação de texto; ideia central; compreensão das informações; gêneros textuais; vocabulário; substituição e sentido de palavras e expressões no contexto. 2) Ortografia; uso de letras minúsculas e maiúsculas; encontros consonantais; classificação das palavras quanto ao número de sílabas; formação e grafia do plural de palavras; divisão silábica; sílaba tônica; tonicidade - oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas; acentuação. 3) Pontuação; ponto final; uso de vírgula em enumeração, travessão, ponto de exclamação, ponto de interrogação, uso de aspas, uso de reticências, dois-pontos. 4) Classificação, uso e flexão de palavras; singular e plural; masculino e feminino; aumentativo e diminutivo. 5) Sinônimos e antônimos; expressões idiomáticas; gírias. 6) Termos da oração. 7) Concordância nominal e verbal. 8) Emprego e flexão de tempos e modos verbais; verbos regulares e irregulares.
Matemática - 1) Conjuntos Numéricos: Naturais e inteiros: propriedades, operações, divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum. Racionais, irracionais e reais - propriedades, operações, representação geométrica. 2) Equações e inequações: 1º grau, 2º grau. 3) Sistemas lineares do 1º grau. 4) Polinômios: operações básicas, produtos notáveis, fatoração e equações. 5) Geometria plana: ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, círculo, circunferência, polígonos regulares inscritos e circunscritos. Propriedades, perímetro e área. Teoremas de Tales e Pitágoras. 6) Unidade de medida: comprimento, área, volume, capacidade, massa, tempo. 7) Trigonometria: trigonometria no triângulo retângulo. 8) Matemática financeira: juros simples; razão; proporção; regra de três; porcentagem. 9) Probabilidade. 10) Estatística. 11) Funções: polinomial do 1ª e 2ª grau. 12) Raciocínio lógico. 13) Aplicação dos conteúdos anteriormente listados em situações cotidianas.
O conteúdo do
concurso para as disciplinas de legislação e conhecimentos específicos pode ser conferido no anexo desta notícia.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.