Todas as oportunidades do edital da Prefeitura de Itabirito são para o cargo de agente de combate às endemias, que exige ensino fundamental completo
Seguem abertas, até as 22h de 29 de dezembro, as inscrições do
concurso da Prefeitura de
Itabirito, no Estado de Minas Gerais. Ao todo, o
edital oferece 15 vagas para agente de combate às endemias.
Podem concorrer a uma das oportunidades os profissionais com ensino
fundamental completo. As jornadas serão de 40 horas semanais, sendo que os salários chegam a R$ 1.154 com o vale-alimentação.
A triagem dos participantes ocorrerá por meio de prova objetiva de múltipla escolha, avaliação física, teste psicológico e treinamento introdutório.
Mais informações do concurso da Prefeitura de Itabitiro/MG
A ficha de inscrição deve ser preenchida na página eletrônica da Gestão Concurso (
www.gestaoconcurso.com.br). O valor da taxa de participação é de R$ 50.
Primeira etapa do
concurso, a prova objetiva constará de 30 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática e dez de saúde pública. A avaliação será aplicada no dia 10 de janeiro em locais e horários a serem revelados oportunamente pela empresa organizadora.
Atribuições do cargo
Cabe ao agente de combate às endemias: visitar rotineiramente as residências de sua área de atuação, conforme programasde vigilância em saúde ambiental, incluindo o controle de zoonoses, vetores, animais sinantrópicos e animais peçonhentos de interesse à saúde, bem como a vigilância dos fatores de risco não biológicos; avaliar locais que possam ser considerados como focos/criadouros de vetorescausadores de infecções e infestações e atuar sobre os mesmos; busca ativa e coleta de informações para alimentação de dados em sistemas epidemiológicos; discernimento e execução das atividades dos programas de vigilância em saúde ambiental, incluindo o controle de zoonoses, vetores, animais sinantrópicos e animais peçonhentos de interesse à saúde, bem como a vigilância dos fatores de risco não biológicos; entre outras tarefas.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.